fbpx

Dicas de cuidados para quem já teve covid-19

Postado em 1 de dezembro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Até a forma de se alimentar pode mudar para contribuir com a recuperação

Nos últimos meses, muita gente acabou infectada pelo Sars-CoV-2, o vírus responsável pela doença covid-19. Desde sintomas como perda de olfato e paladar, falta de ar e náusea até problemas mais graves e fatais foram relatados. Por outro lado, muitos pacientes conseguiram se recuperar. Porém, as dicas de cuidados para quem já teve covid-19 devem ser reforçadas, pois mesmo após a recuperação é preciso se atentar ao corpo e à saúde.

A seguir, confira algumas dessas recomendações:

5 dicas de cuidados para quem já teve covid-19

Medidas simples no cotidiano podem fazer a diferença na recuperação.

Homem sentado em sofá segurando xícara de chá com a máscara no queixo e olhando para o computador.

Manter o contato com pessoas queridas, ainda que pela tela do computador, contribui com a saúde mental na recuperação | Imagem: Freepik

Planeje-se

Para aqueles que foram internados, mesmo após receber alta no hospital, é possível que ainda tenham alguns sintomas da doença, como falta de ar e dificuldade para respirar, por exemplo. Para minimizar esses incômodos, os pacientes devem planejar com as pessoas que dividem a casa com eles como será feita a execução de tarefas domésticas e atividades físicas (vale lembrar que neste último quesito encaixa-se qualquer movimento, como subir e descer escadas, passear com pets etc.). Esse planejamento é importante para não desgastar a saúde de quem teve a doença.

Mantenha a postura

Ao realizar tarefas, comece fazendo tudo sentado para evitar o cansaço. Por exemplo, ao escovar os dentes, tomar banho ou trocar de roupa, utilize uma cadeira ou a cama para ajudar. Após sentir que seu corpo está mais forte, tente manter a postura ereta para ajudar na respiração.

Escolha os melhores utensílios

Na hora das refeições, não pense duas vezes ao optar por itens que irão te ajudar a comer de maneira mais tranquila. Use canudos ou canecas com alça ao beber algo e coloque o prato em um local mais elevado para facilitar o trajeto até a boca, se necessário.

Procure estímulos

Se você se sentir indisposto ao voltar à rotina, tente encontrar algo que lhe estimule ao retorno. Como exemplo, ouça músicas, veja fotos antigas, leia revistas ou livros, escreva um diário, entre outros.

Cuide da sua mente

A saúde mental também requer cuidados. Para preservá-la, mantenha contato com pessoas do seu ciclo social, evite bebidas com cafeína ou comidas muito pesadas antes de dormir e opte por refeições leves ao longo do dia.

A atenção à alimentação também está entre as dicas de cuidados para quem já teve covid-19. Conheça as recomendações nutricionais necessárias clicando aqui.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Sime M. et al. Rotina Pós-Covid-19 Orientações da Terapia Ocupacional. UFES, 2020.

Leia também



Assine nossa newsletter: