fbpx


Extrato de própolis – Para que serve e todos seus benefícios

Postado em 28 de abril de 2022 | Autor: Redação Nutritotal

Você sabe para que serve o extrato de própolis? Com capacidade defensora, esse produto das abelhas é aliado da saúde

Vendido em farmácias e drogarias de todo o país, o extrato de própolis é uma mistura de materiais à base de resina vegetal e que é modificado pela secreção das abelhas. Estima-se que em uma gota do alimento seja possível encontrar até 38 tipos de flavonoides como a luteolina e quercetina.

Dentro da colmeia, a substância serve para reparar os danos causados nos favos, mas para os humanos, ele pode ter uma função excelente para a saúde, especialmente no que diz respeito ao sistema imunológico.

A seguir, separamos os principais usos do extrato de própolis para você.

7 benefícios do extrato de própolis

Consumo regular do produto pode conferir benefícios à saúde. Converse com o seu nutricionista para saber como deve ser a ingestão adequada.

Extrato de própolis e um favo de mel

Imagem: Shutterstock

1.      Efeito antioxidante

A atividade antioxidante do extrato de própolis é uma das mais potentes dentre os alimentos. Isso porque ele é rico em fitoquímicos bioativos e compostos como ácidos fenólicos, flavonoides, lignanas, aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e minerais, que permitem que o organismo seja capaz de combater o estresse oxidativo e os radicais livres do corpo.

2.      Para a saúde da boca

Sabe o borrifador usado com própolis para quando alguém está com dor de garganta? De fato, ele pode ajudar as vias aéreas e a saúde bucal, por conta de seu efeito capaz de combater inflamações, por conta dos compostos fenólicos.

3.      Protege o cérebro

O órgão mais importante do sistema nervoso central, o cérebro, é um dos mais sensíveis aos danos induzidos polos radicais livres por causa de seu alto uso de oxigênio. Por isso, a atividade antioxidante do própolis é capaz de proteger a membrana celular cerebral.

4.      Saúde intestinal

Os polifenóis presentes no própolis podem ser considerados fontes de prebióticos para a microbiota intestinal, diminuindo o crescimento de bactérias ruins para o órgão e mantendo-o em equilíbrio.

Abelha em flor amarela

Imagem: Freepik

5.      Cicatrização de feridas

Outro dado curioso a respeito do produto das abelhas é em relação aos seus efeitos cicatrizantes. O própolis pode estimular o crescimento e a regeneração do tecido da pele, bem como ajudar com a produção de colágeno.

6.      Contra Covid-19

Os vírus que causam doenças respiratórias invadem seu hospedeiro através da mucosa localizada no nariz ou na garganta. E uma forma que pode ajudar a reduzir ou prevenir a colonização desses vírus é o uso de própolis como terapia complementar. Vale ressaltar que ainda faltam mais estudos para entender a ação do própolis contra o novo coronavírus.

7.      Proteção cardiovascular

Os efeitos cardiovasculares do uso de extrato de própolis têm sido amplamente investigado por cientistas. Sabe-se que o composto pode ajudar a diminuir o risco de doenças ligadas ao coração por conta da diminuição dos radicais livres.

Mas estudos feitos em camundongos sugerem que o própolis seja capaz de regular níveis de colesterol. Ainda assim, mais pesquisas em humanos são necessárias para comprovar tal efeito.

Veja também: os benefícios do mel para a saúde

Que tal conhecer mais benefícios e usos de produtos feitos pelas abelhas? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Andrea B. Evidence on the Health Benefits of Supplemental Propolis. Nutrients, 2019.

Dimitri B. et al. Back to the basics: Propolis and COVID‐19. Dermatology Therapy, 2020.

Paolo G. et al. Beyond the Biological Effect of a Chemically Characterized Poplar Propolis: Antibacterial and Antiviral Activity and Comparison with Flurbiprofen in Cytokines Release by LPS-Stimulated Human Mononuclear Cells. Biomedicines, 2019.

-

Assine nossa newsletter: