fbpx


Tire suas dúvidas sobre hipotireoidismo (informações sobre alimentação e mais!)

Postado em 25 de maio de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Veja o que é mito e o que é verdade a respeito dessa condição

Você já deve ter ouvido alguém falar que está com problemas na tireoide, e que isso pode afetar no ganho de peso. Para começar, é preciso entender: existem diferentes disfunções que podem atingir a tireoide. O tipo comumente associado ao ganho de peso é o hipotireoidismo. Ele ocorre quando a glândula não produz quantidades suficientes de dois hormônios: a tiroxina (conhecida como T4) e sua forma mais ativa, chamada T3, conforme explica um estudo publicado pelo Rush University Medical Center. E, por conta dessa associação ao ganho de peso, muita gente se pergunta como a alimentação influencia no quadro de hipotireoidismo.

De fato, existem alimentos que podem contribuir e outros que podem prejudicar o funcionamento da glândula, além de outros hábitos que influenciam no tratamento do quadro. E saber quais são eles é muito importante para manter a qualidade de vida de quem sofre com a condição, já que ela pode causar diversos problemas de saúde, incluindo fadiga e alterações cerebrais, segundo aponta a pesquisa.

Para saber o que a ciência já descobriu a respeito do hipotireoidismo, sua relação com a alimentação e mais, confira alguns mitos e verdades a seguir:

4 mitos e verdades sobre hipotireoidismo, alimentação e tratamento

Quem sofre com a disfunção deve procurar acompanhamento médico e nutricional.

Perfil de mulher loira com a mão no pescoço

Entenda a relação entre hipotireoidismo e alimentação | Imagem: Shutterstock

O hipotireoidismo está relacionado à mudança de peso

Verdade. Um artigo publicado pelo Indian Journal of Endocrinology and Metabolism aponta que há uma relação entre a composição corporal e o hipotireoidismo, por conta do metabolismo basal, da termogênese e do metabolismo lipídico e glicêmico. Além disso, o artigo mostra que o hipotireoidismo está associado com um maior índice de massa corporal (IMC) e uma maior prevalência de obesidade. Outro detalhe importante é que o hipotireoidismo também pode fazer com que pacientes emagreçam, e portanto, ele pode estar diretamente ligado a diferentes mudanças de peso.

Existe um tratamento 100% eficaz para o quadro

Mito. O tratamento padrão, de acordo com o estudo do Rush University Medical Center, é um suplemento de T4 chamado levotiroxina. No entanto, os médicos ainda não sabem o motivo pelo qual esse tipo de tratamento falha em aliviar todos os sintomas em até 15% dos pacientes. E isso também acontece porque, em grande parte, a eficácia dos tratamentos para o hipotireoidismo depende dos relatos feitos por pacientes sobre como eles se sentem, por isso, ainda faltam mais estudos que indiquem um tratamento que seja mais assertivo.

Uma alimentação rica em iodo pode contribuir com os sintomas do hipotireoidismo

Verdade. Um artigo de revisão do Journal of Clinical and Diagnostic Research divulgou que o excesso de iodo na dieta de pacientes geneticamente suscetíveis pode atuar como um gatilho para o hipotireoidismo. Por isso, tome cuidado ao ingerir alimentos com alto teor de iodo, como algas marinhas, ou que contenham altas quantidades de sal iodado ou conservantes.

A deficiência de iodo pode ser um problema durante a gestação

Verdade. Um estudo publicado pelo periódico Thyroid apontou que pode existir uma deficiência de iodo leve ou moderada associada aos níveis de hormônio da tireoide durante a gravidez. Por isso, optar pelo uso de  um suplemento contendo iodo e indicado por um profissional de saúde pode ajudar a inibir temporariamente a produção  ou liberação do hormônio tireoidiano.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Bianco A. New insights into treatment of hypothyroidism. Rush University Medical Center, 2015.

Sanyal D. et al. Hypothyroidism and obesity: An intriguing link. Indian Journal of Endocrinology and Metabolism, 2016.

Bajaj K. et al. Various Possible Toxicants Involved in Thyroid Dysfunction: A Review. Journal of Clinical and Diagnostic Research, 2016.

Abel M. et al. Iodine Intake is Associated with Thyroid Function in Mild to Moderately Iodine Deficient Pregnant Women. Thyroid, 2018.

-

Assine nossa newsletter: