fbpx


Quais são os benefícios da manteiga ghee?

Postado em 30 de julho de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

O alimento usado pelos indianos tem propriedades benéficas, mas não deve ser consumido em excesso

Usada pelo antigo povo hindu no preparo de receitas, a manteiga ghee voltou a ganhar notoriedade devido aos seus usos na alimentação ayurveda. Feita à base de leite de vaca, esse tipo de manteiga também é chamada de clarificada ou até mesmo de ouro líquido. Mas será que a boa fama faz sentido? A ghee realmente pode oferecer benefícios à saúde?

Trocar a manteiga tradicional pela ghee é uma opção vista com bons olhos por muitas pessoas por conta do preparo utilizado para obter a segunda opção, que consiste em derreter a manteiga convencional em banho-maria, o que faz com que uma espuma de gordura seja separada do líquido restante.

Contudo, apesar de parecer um processo mais saudável, ele não faz com que toda a gordura do alimento seja retirada, sabia? Para entender os benefícios e riscos que o uso desse preparo culinário pode oferecer à saúde, listamos os tópicos a seguir, baseados em estudos científicos:

A manteiga ghee oferece mesmo benefícios à saúde?

Manteiga ghee em pote com colher de pau

Imagem: Shutterstock

Facilita a digestão

Muito se fala sobre a manteiga ghee ser uma aliada dos processos digestivos no corpo, se comparada a outros tipos de gordura. E isso pode ser verdade, principalmente por causa de seu conteúdo característico de ácidos graxos de cadeia curta, responsáveis ​​por sua melhor digestibilidade e até propriedades anticancerígenas.

Rica em vitaminas

Além dos ácidos graxos como o linolênico, a manteiga ghee também é fonte de diversas vitaminas, como A, D, E e K. Ela também oferece antioxidantes para a saúde do organismo.

Viés ayurveda

Na medicina ayurveda, considera-se que a manteiga ghee esteja ligada com o lado que promove a positividade, crescimento e expansão da consciência. Isso se deve ao fato de que a vaca é um animal sagrado na Índia, e o leite é um alimento que contém essas essências positivas, segundo a tradição local.

Cuidado com o colesterol

Por mais que a manteiga ghee seja rica em todos os nutrientes citados, ela, assim como outros tipos de óleos, é fonte de colesterol. Portanto, é importante se atentar para não exceder o consumo desse alimento no dia a dia.

Agora que você conhece os reais benefícios da manteiga ghee, veja também os mitos e verdades da manteiga e da margarina.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Anil K. et al. Ghee: Its Properties, Importance and Health Benefits. Enzymatic modification of fats/oils to enhance functional properties, 2018.

-

Assine nossa newsletter: