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Gordura faz bem ou mal para o cabelo?

Postado em 10 de janeiro de 2022 | Autor: Redação Nutritotal

Saiba como uma dieta rica em gorduras pode afetar sua saúde capilar

Nas refeições diárias, existem diferentes fontes de alimentos que são ricos em gorduras. Desde o uso de óleos, manteigas e azeites até proteínas como carnes e peixes, há vários tipos de lipídeos que podem influenciar internamente, como na saúde do coração, no surgimento de doenças de pele e segundo a ciência, até mesmo na queda de cabelo.

Ao menos é isso que sugere um estudo feito em camundongos na Universidade Médica e Odontológica de Tóquio, no Japão, que apontou como uma dieta rica em gorduras pode afetar o afinamento e a perda de cabelo.

Os cientistas descobriram que o consumo dessa dieta leva à obesidade, que consequentemente, pode acarretar o esgotamento das células-tronco do folículo capilar por meio da indução de certos sinais inflamatórios, bloqueando a sua regeneração e colaborando com a perda dos fios conforme o passar dos anos.

Mas então comer gordura faz mal para o cabelo?

Moça comendo uma coxinha de frango

Imagem: Shutterstock

Na realidade, é preciso ter cuidado, pois a nem toda gordura é igual, ou seja, nem sempre ela terá esse efeito prejudicial. Primeiramente, o estudo foi realizado em camundongos, e ainda faltam novas pesquisas com o mesmo foco em humanos.

Além disso, sabe-se que o problema está no excesso de gorduras saturadas nesse tipo de alimentação, e não necessariamente em quem a consome com moderação. São exemplos de alimentos fontes de gordura saturada no nosso dia a dia àqueles de origem animal em sua maioria, como carnes, queijos, manteiga e gema de ovo.

Vale lembrar que as gorduras são responsáveis por inúmeras funções importantes no organismo, inclusive servindo de meio solúvel para a vitamina A, por exemplo, nutriente essencial para a saúde dos fios.

Por fim, a conclusão do estudo é de que necessitamos variar mais o nosso consumo de fontes de gorduras, não focando apenas nas saturadas e priorizando as insaturadas, presentes em óleos vegetais como o azeite de oliva.

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*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

 

Hirnobu M. et al. Eating less fat may save your hair. Tokyo Medical and Dental University, 2021.

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