Banana é tudo igual? Conheças os diferentes tipos e seus nutrientes

Postado em 1 de março de 2023

Yes, nós temos bananas! E elas podem ser bem diferentes

Ah, a banana… Essa fruta que tem a cara do nosso país tropical tem registros muito incertos sobre a sua origem. Alguns historiadores admitem que ela veio do Oriente, mas outros revelam que nos textos da chegada dos portugueses havia registros de 2 frutas que os indígenas comiam que seriam as bananas nacionais, uma chamada de “branca” e outra que era cozida antes de comer, a “pacoba”.

Os cultivos mais comuns encontrados e consumidos hoje em dia foram trazidos pelos europeus e mesmo que tenham um gosto semelhante, as características desses alimentos podem ser muito diferentes. Conheça um pouco mais sobre as bananas:

Nutrientes da banana

Entre os nutrientes da banana mais conhecidos está o potássio, mas ela também é fonte de fibras e taninos | Imagem: Shutterstock

As diferenças entre as bananas

Banana prata é menos calórica que a banana nanica

Mito. Apesar do sabor mais adocicado da banana nanica, ela não é mais calórica que a banana prata que tem um gosto menos doce.

A diferença é pequena, cerca de 15 kcal a menos na banana nanica, por isso, lembre-se de não se guiar apenas pelas calorias dos alimentos. Considere o sabor, o tipo que você mais gosta, o preço e também os outros nutrientes.

Essa é apenas uma curiosidade, por exemplo, a nanica tem menos calorias, mas a prata tem mais cálcio e vitamina A, por exemplo.

A banana ideal para evitar câimbras é a pacova

Verdade. As câimbras são contrações involuntárias dos músculos que causam dores devido à desidratação, prática de exercício físico intenso ou desequilíbrio de nutrientes.

Para evitá-las, alguns cuidados com a alimentação podem ajudar, como a ingestão de alimentos fonte de magnésio. As bananas contém boas quantidades desse mineral e podem ser uma das fontes da sua dieta.

A banana pacova é a mais rica em magnésio, seguida respectivamente pelas bananas ouro, figo, da terra, prata, maçã e nanica.

Para pratos quentes, a banana da terra é a melhor

Verdade. A banana da terra possui mais carboidratos do que as demais, pois contém uma reserva maior de amido em sua composição, o que faz com que ela seja melhor digerida após ser cozida, assada ou frita.

Ela tem uma textura mais firme que as demais, não se desfazendo com facilidade em preparos aquecidos como banana à milanesa, banana assada com queijo ou uma deliciosa moqueca de banana (um prato vegano).

A banana mais rica em vitamina C é a ouro

Mito. Está enganado quem pensa que só nas frutas cítricas encontramos vitamina C, as bananas também são fonte desse nutriente, mas a ouro é uma das menos ricas nessa vitamina.

A banana prata, a banana figo e a banana maçã são os 3 tipos com maior teor de vitamina C.

Banana verde também é nutritiva

Verdade. A banana verde é a base para fazer a biomassa de banana verde e a farinha de banana verde, produtos mais fáceis de consumir que podem ser colocados em diversas preparações.

A riqueza nutricional da banana verde está principalmente no amido resistente que tem em sua composição e pode trazer benefícios à saúde intestinal e até no diabetes. Confira mais detalhes sobre a banana verde com a nutricionista Natália Magalhães:

Aproveite para fazer essas receitas com banana para a sua família:

Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais receitas saudáveis!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança

Referências

CASCUDO, Câmara. História da Alimentação no Brasil (Volume I), Cardápio Indígena, cap. 7, São Paulo, Cia. Ed. Nacional, 1983.

Helmut Geiger, Christoph Wanner, Magnesium in disease, Clinical Kidney Journal, Volume 5, Issue Suppl_1, February 2012, Pages i25–i38, https://doi.org/10.1093/ndtplus/sfr165

Maughan, R.J., Shirreffs, S.M. Muscle Cramping During Exercise: Causes, Solutions, and Questions Remaining. Sports Med 49 (Suppl 2), 115–124 (2019). https://doi.org/10.1007/s40279-019-01162-1

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 7.2.

Assine nossa newsletter: