fbpx


Como fazer biomassa de banana verde?

Postado em 19 de abril de 2022 | Autor: Redação Nutritotal

Preparo pode ser adicionado a bolos, shakes e até no feijão

Nas prateleiras de produtos saudáveis dos supermercados, você provavelmente já deve ter se deparado com a farinha ou biomassa de banana verde. Esse alimento tem chamado a atenção na mídia devido ao seu valor nutricional, mas será que ele realmente é benéfico para o organismo?

De fato, a banana verde pode sim ser uma aliada para a saúde. Isso porque, devido ao seu estágio de maturação, ela é rica em amido resistente, uma substância que não é digerida pelo corpo e que pode servir de alimento para os micro-organismos que vivem na microbiota do intestino.

Seu papel é similar ao das fibras, permitindo regular o trânsito intestinal e a manter a saciedade por mais tempo. Além disso, a ciência comprova que a biomassa de banana verde é fonte de antioxidantes naturais, capazes de melhorar o controle metabólico e a composição corporal em indivíduos com diabetes e pré-diabetes.

Como fazer biomassa de banana verde?

Biomassa de banana verde

Imagem meramente ilustrativa | Shutterstock

Se você acha que o produto vendido nos mercados é caro ou difícil de encontrar, então que tal fazer sua própria versão caseira? Você pode usá-la no preparo de bolos, sopas e cremes, além de misturá-la em vitaminas, shakes, smoothies e até mesmo ao feijão!

Confira a seguir o passo a passo elaborado pela equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura de Natal/RN para a cartilha Comendo com Prazer e Saúde:

Biomassa de banana verde

Rendimento: variável, pois depende do tamanho das bananas

Tempo de preparo: 30 min.

Ingredientes:

  • 10 bananas verdes (qualquer tipo de sua preferência)
  • Água (suficiente para cobrir as bananas na panela

Modo de preparo:

  1. Lave as bananas com a casca utilizando água corrente e uma esponja.
  2. Ferva a água em uma panela de pressão. Quando começar a ferver, coloque as bananas com casca e tampe a panela.
  3. Ao começar a chiar, conte oito minutos, desligue o fogo e espere a pressão sair.
  4. Retire as polpas das bananas ainda quentes e bata no liquidificador com um pouco da água em temperatura ambiente (o mínimo necessário para ficar cremoso).
  5. Coloque a massa em um recipiente fechado e leve à geladeira (consumir em até 3 dias) ou porcione nas forminhas de gelo e leve ao congelador (consumir em até 3 meses).

Ficou curioso para conhecer outros benefícios e usos da banana verde? Confira o vídeo com a nutricionista Natália Magalhães:

Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais receitas saudáveis!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Comendo com Prazer e Saúde. Prefeitura de Natal, 2021.

Zahra L. et al. Green-banana biomass consumption by diabetic patients improves plasma low-density lipoprotein particle functionality. Scientific Reports, 2020.

-

Assine nossa newsletter: