Por que é melhor variar as fontes de proteína na dieta?

Postado em 25 de julho de 2022 | Autor: Redação Nutritotal

Alternar no consumo proteico pode ser necessário para o controle da hipertensão

Você tem o costume de consumir frango quase todos os dias no cardápio da sua semana? Ou então ovo com bastante frequência? Saiba que essa repetição proteica pode ser um problema para a saúde, segundo aponta um estudo publicado no periódico Hypertension.

De acordo com os pesquisadores, é melhor variar as fontes de proteína na dieta, sempre que possível. Isso porque existem relações entre a variedade e quantidade desse macronutriente com o aumento da hipertensão arterial.

Para descobrir o que há por trás dessa associação, os cientistas analisaram 177 participantes que foram separados em oito grupos e que deveriam consumir apenas determinadas fontes de proteínas ao longo de, aproximadamente, seis anos.

Variedade proteica

variar as fontes de proteína

De ovos a peixes, é importante optar por variar as fontes de proteína na dieta | Imagem: Shutterstock

Os grupos foram divididos de acordo com o consumo de sete diferentes proteínas: carne vermelha, grãos integrais, grãos refinados, aves, peixes, leguminosas, ovos, além de um que consumiria proteínas diversificadas em geral. Ao longo dos anos, foram observados dados como os valores médios da hipertensão e a quantidade de proteínas absorvidas pelo organismo.

Como resultado, todos os grupos, com exceção do que consumiu proteínas variadas, tiveram um período em que o consumo de proteínas teve que ser reduzido devido ao aumento da hipertensão por conta da ingestão proteica repetitiva.

Segundo os cientistas, essa inconsistência sugere que repetir a mesma proteína por muito tempo causa variações na pressão arterial. Por isso, eles recomendam variar nos tipos e qualidades do cardápio, ou seja, um dia consumir aves, outro leguminosas, outro ovos, e assim por diante.

Veja também: a quantia de proteína ideal na alimentação dos idosos

Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram e para mais dicas sobre prevenção de doenças e alimentação saudável.

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Chun Z. et al. Inverse Association Between Variety of Proteins With Appropriate Quantity From Different Food Sources and New-Onset Hypertension. Hypertension. 2022.

Assine nossa newsletter: