O que o aperto de mão diz sobre a sua saúde?

Postado em 16 de julho de 2024

Faça o teste para conhecer sua condição muscular a partir da força do seu aperto de mão.

Você já imaginou que a intensidade e a força dedicadas em um aperto de mão poderiam dar sinais de como anda a sua saúde? A força do aperto de mão é uma técnica de avaliação da função muscular e da capacidade física, especialmente utilizada em idosos.

Com um equipamento chamado dinamômetro, nutricionistas e médicos conseguem classificar com mais precisão a força de seus pacientes e orientar mudanças na alimentação e no estilo de vida para melhorar ou manter os resultados encontrados.

Mas, o que de fato essa classificação pode impactar? Confira a seguir o que o aperto de mão pode dizer sobre a sua saúde:

Aperto de mão

Fonte: Canva

Vamos avaliar sua força de aperto de mão?

Responda as perguntas a seguir escolhendo a alternativa que mais se assemelha à sua situação atual. Ao final, confira a interpretação dos resultados baseada nas suas respostas.

1. Como você descreveria a firmeza do seu aperto de mão?

a) Sinto dificuldade em segurar objetos pesados.

b) Consigo segurar objetos do dia a dia sem problemas.

c) Meu aperto de mão é firme e consigo segurar objetos pesados facilmente.

2. Como você se sai ao abrir um frasco de vidro bem fechado?

a) Preciso de ajuda para abrir.

b) Consigo abrir com algum esforço.

c) Abro sem dificuldade.

3. Qual é a sua habilidade de segurar um objeto pesado (como uma sacola de compras) por mais de um minuto?

a) Minhas mãos ficam cansadas rapidamente.

b) Consigo segurar por um minuto, mas sinto um pouco de cansaço.

c) Consigo segurar sem sentir cansaço.

4.Como você descreveria a sua capacidade de torcer uma toalha molhada?

a) Sinto dificuldade e não consigo torcer completamente.

b) Consigo torcer, mas com esforço.

c) Consigo torcer completamente sem esforço.

Interpretação dos resultados

Se você respondeu mais alternativas “A”

Sua força parece estar abaixo do esperado. É importante considerar atividades que possam fortalecer os músculos das mãos e antebraços, como exercícios com bola de borracha ou pesos leves. 

Se você respondeu mais alternativas “B”

Sua força ainda precisa melhorar. Embora você consiga realizar a maioria das tarefas diárias, existem dificuldades. Exercícios físicos podem ajudar a aumentar e manter essa força.

Se você respondeu mais alternativas “C”

Você possui uma boa força. Isso indica que seus músculos estão bem desenvolvidos. Continue mantendo um estilo de vida ativo para preservar essa força.

Aperto de mão e seus reflexos na saúde

Segundo pesquisas, dependendo da força do aperto de mão, é possível apresentar maiores riscos e agravar diversas condições de saúde, desde o coração ao cérebro:

Saúde cardiovascular

Ao relacionar a saúde cardiovascular com a força do aperto de mão, pesquisadores encontraram associações positivas e benéficas sobre a proteção do coração quando a força do aperto de mão foi maior.

Tanto a pressão, quanto o colesterol e o triglicérides estavam mais adequados em pessoas com uma força mais elevada no teste. Em outras análises essa força demonstrou ainda uma redução no risco de AVC e até na mortalidade.

Diabetes

Estudos também revelam que quanto menor a força do aperto de mão, maiores são os índices de síndrome metabólica associada ao diabetes, como a resistência à insulina e a glicemia alterada.

Isso acontece porque a força do aperto de mão reflete a qualidade dos músculos no nosso corpo que, geralmente, está comprometida na presença de uma desregulação metabólica. A baixa massa muscular pode estar presente junto a uma maior quantidade de gordura no corpo, um cenário bastante propício ao desenvolvimento e piora no tratamento da diabetes

Sarcopenia, osteoporose e fragilidade

Como mencionado, a força do aperto de mão é reflexo da qualidade e quantidade muscular, o que tem tudo a ver com condições comuns do envelhecimento, como a sarcopenia (perda progressiva de massa muscular), a osteoporose (perda de massa óssea) e a fragilidade (maior risco de quedas e fraturas).

Estudos nacionais e internacionais revelam que uma força de aperto de mão reduzida anuncia a perda de músculos e a fraqueza óssea, além de expor idosos a uma mobilidade reduzida e a um maior risco de acidentes que, consequentemente, levam a uma dependência de cuidados.

Saúde mental

Sobre a saúde mental, a cognição, isto é, a capacidade de raciocinar, memorizar, pensar e expressar-se através da linguagem também pode ficar comprometida quando a força do aperto de mão diminui. 

E o mesmo vale para a depressão, menos força no aperto de mão, maiores chances de apresentar sintomas depressivos.

Agora você já sabe que a força do seu aperto de mão pode dizer muito mais do que imaginava! Além de um gesto social, ela pode ser um indicativo valioso sobre a condição e a capacidade funcional dos seus músculos.

Para manter ou melhorar a força do aperto de mão é preciso incluir na sua rotina hábitos de vida saudáveis, como a prática de atividade física e uma alimentação equilibrada que ofereça todos os nutrientes necessários, especialmente as proteínas.

Confira outros conteúdos em nosso site:

Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais dicas de cuidados com a saúde!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências

Vaishya, R., Misra, A., Vaish, A. et al. Hand grip strength as a proposed new vital sign of health: a narrative review of evidences. J Health Popul Nutr 43, 7 (2024). https://doi.org/10.1186/s41043-024-00500-y

Xiaoguang Zhao, Siyuan Chen, Nan Liu, Fei Hu, Jiabin Yu, Handgrip strength is positively associated with successful aging in older adults: A national cross-sectional study in China, Journal of Affective Disorders, Volume 333, 2023, Pages 30-37, ISSN 0165-0327.

Assine nossa newsletter: