fbpx


Onde encontrar colágeno? Conheça as principais fontes!

Postado em 9 de junho de 2022 | Autor: Redação Nutritotal

Você sabe onde encontrar colágeno? Entenda o papel do nutricosmético para a saúde da pele e dos cabelos

Em meio à correria na rotina, tem dias em que sequer sobra tempo para cuidar dos cabelos, da pele e das unhas. Mas mais do que ir apenas a um salão de beleza ou reservar um tempo para isso, é necessário se atentar à base da beleza: uma boa nutrição.

E entre os nutrientes aliados da estética, talvez um dos mais divulgados em propagandas de produtos de beleza é o famoso colágeno. Presente de forma natural no organismo, ele atua nas proteínas estruturais da pele, sendo responsável por sua elasticidade.

Ele também é importante para a saúde capilar, dando mais firmeza e resistência aos fios, além de deixar as unhas menos quebradiças. Mas onde encontrar colágeno? Listamos a seguir as principais fontes na dieta:

Onde encontrar colágeno? Conheça as principais fontes

Descubra onde encontrar colágeno na alimentação do dia a dia:

Mulher que tomou colágeno passando a mão no rosto e se olhando no espelho

Imagem: Shutterstock

Carnes

Especialmente em cortes ideais para o preparo assado, como o peito e a maminha, é possível obter o colágeno de forma natural. Mas vale lembrar: o consumo de carne vermelha deve ser feito com moderação, uma vez que seu excesso está relacionado a problemas cardiovasculares.

Peixes

Tanto os de água doce quanto os marinhos são fontes de colágeno naturalmente. Dê preferência aos que possam ser consumidos com a pele, já que a maior concentração do nutricosmético está nessa parte do peixe. O alimento também pode ser fonte de ácidos graxos, como o ômega 3, que é considerado um anti-inflamatório potente para a saúde cutânea.

Caldo de osso

Consumido com maior frequência nos dias frios, os caldos feitos à base de osso são fontes ricas em colágeno. Alguns estudos apontam, inclusive, que de forma moderada, o consumo desse tipo de alimento possa trazer benefícios à saúde do coração.

Gelatina

Usualmente, a sobremesa é feita à base de cartilagem e pele de animais bovinos, e portanto, também pode ser considerada fonte de colágeno na alimentação.

Aliados do colágenos

Além dos alimentos citados, vale destacar que para uma melhor absorção do colágeno no organismo, é importante combiná-lo como outros antioxidantes, tais como a vitamina C, a B3 e a E.

Fontes desses nutrientes incluem as frutas cítricas, pimentões, tomates e vegetais folhosos. O zinco, encontrado em mariscos e nozes, também pode ser necessário para facilitar os processos internos do nutricosmético.

Quem precisa suplementar o colágeno?

Mesmo sendo encontrado de forma orgânica, com o passar dos anos, a produção de colágeno começa a diminuir, e é aí que surge a dúvida: é preciso suplementar para manter a pele saudável?

A realidade é que varia para cada pessoa. Apenas um profissional de saúde saberá indicar se há necessidade de suplementação do nutricosmético ou se a alimentação diária já é suficiente para obter a quantidade ideal para o organismo.

Saiba mais: o que são nutricosméticos e como funcionam

Que tal conhecer mais curiosidades sobre alimentação saudável? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Cristiana P. et al. Significant Amounts of Functional Collagen Peptides Can Be Incorporated in the Diet While Maintaining Indispensable Amino Acid Balance. Nutrients, 2019.

Maria I. et al. Collagen: A review on its sources and potential cosmetic applications. JCD, 2018.

Kim D. et al. Oral Intake of Low-Molecular-Weight Collagen Peptide Improves Hydration, Elasticity, and Wrinkling in Human Skin: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Study. Nutrients, 2018.

-

Assine nossa newsletter: