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Panqueca de cenoura e aveia: aprenda esta receita turbinada

Postado em 27 de setembro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Preparo é prático e nutritivo para comer antes ou após o treino

Esqueça as pilhas de panquecas dos filmes. Esse alimento tem tudo para ser um aliado no seu pré ou pós-treino, sabia? Embora a panqueca tenha ficado famosa com ingredientes não tão saudáveis assim, estamos falando de um preparo que, com as substituições certas, pode se tornar uma refeição leve e bastante nutritiva, perfeita para saciar a fome sem abrir mão da saúde. A nossa dica para isso é preparar uma panqueca de cenoura e aveia.

Confira o passo a passo do preparo turbinado ensinado pelas nutricionistas Fabiana Nalon de Queiroz, Glaucia R. Medeiros e Gabriela Alves Cardozo, da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN). A receita foi publicada no livro digital Receitas práticas e saudáveis, feito pela instituição. Aprenda a seguir:

Panqueca de cenoura e aveia

panqueca cenoura aveia

Imagem meramente ilustrativa | Shutterstock

Rendimento: 7 porções
Tempo de preparo: 30 min.

Ingredientes:

  • 4 ovos
  • ½ cenoura pequena com casca
  • 1 xíc. (chá) de fubá ou flocão
  • 1 xíc. (chá) de leite de coco
  • Sal a gosto
  • 1 col. (sopa) de aveia em flocos ou farelo de aveia

Modo de fazer:

  1. Bata tudo no liquidificador, com exceção da aveia.
  2. Coloque uma frigideira antiaderente para aquecer em fogo brando.
  3. Adicione a aveia na massa batida e misure.
  4. Coloque de 1 a 2 conchas da panqueca na frigideira quente e, após perceber que solta a parte de baixo, vire e doure o outro lado.
  5. Recheie a gosto (de frango desfiado ou banana com canela, por exemplo).

Para aprender mais receitas de panqueca, clique aqui.

Ingrediente nutritivo

Além de dar mais cor e sabor à panqueca, a cenoura é um dos vegetais mais nutritivos que existem. Ela possui uma impressionante quantidade de fitoquímicos, incluindo antocianinas e compostos fenólicos, que agem como antioxidantes no organismo. Também é fonte de betacaroteno e vitamina E.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Receitas práticas e saudáveis. Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), 2020.

Geetha S. et al. Chapter 20 – Carrot. Nutritional Composition and Antioxidant Properties of Fruits and Vegetables, 2020.

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