fbpx


Pepino nos olhos: para que serve? 4 mitos e verdades sobre beleza e nutrição

Postado em 17 de maio de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Saiba quais alimentos podem ser usados na pele e quais é melhor evitar

Não é de hoje que diversos alimentos são utilizados na pele e nos cabelos para finalidades estéticas. E nesse meio o mais clássico talvez seja o pepino. É famoso o uso de rodelas de pepinos nos olhos, mas para que serve? E será que esses ingredientes da cozinha fazem bem mesmo para a pele? Seriam eles capazes de tratar problemas cutâneos como rugas, acne e olheiras? Separamos alguns mitos e verdades baseados em estudos científicos sobre esses supostos efeitos estéticos a seguir. Confira!

Afinal, pepino nos olhos, para que serve?

Mulher com pepino nos olhos - para que serve o alimento na beleza?

Imagem: Freepik

Rodelas de pepino são eficazes para tratar rugas?

Parcialmente verdade. O que se sabe é que certos fitoquímicos, como os triterpenos que o pepino contém, podem proteger e preservar a função de barreira cutânea. O pepino não apenas hidrata, como também fortalece e regenera o dano causado por radicais livres, evitando o sebo da pele. Porém, não se sabe ao certo se apenas as rodelas podem provocar esse efeito imediato. O que está comprovado é que o extrato do pepino usado em cosméticos pode apresentar esses eventuais benefícios.

Mais mitos e verdades sobre alimentos para uso estético

Porque vamos combinar: além do pepino, a lista do que sai da cozinha para a rotina de SPA é longa!

Fatias de batata podem ser usadas para tratar a acne

Mito. Não existem estudos que comprovem a eficácia das fatias de batata para tratar a acne com uso tópico em seres humanos. Um estudo feito em camundongos apontou que a casca da batata, de fato, possui efeitos anti-inflamatórios, mas são necessários mais estudos para entender seu uso em humanos e em relação à acne.

A cúrcuma possui efeitos benéficos para a pele, mesmo sob uso tópico

Verdade. A cúrcuma possui propriedades anti-inflamatórias capazes de ativar as células de melanoma humano. Seu extrato, mesmo sob uso tópico, pode reduzir a aparência de hiperpigmentação facial, de linhas finas e rugas de expressão.

Bolsas de qualquer tipo de chá são eficazes para o melasma

Mito. Nem todo tipo de chá pode ser usado para lidar com problemas cutâneos. O que se sabe, até então, é que o chá verde é um dos que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem apresentar eficácia clínica no tratamento do melasma.

Agora que você sabe o que responder quando alguém te perguntar “pepino para os olhos: para que serve?” e muito mais, clique aqui e confira nossos outros conteúdos explorando os mitos e verdades quando o assunto é beleza e nutrição. No Nutritotal Para Todos você encontra informação científica de maneira descomplicada e sem fake news!

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Murad. et al. Evaluating the potential benefits of cucumbers for improved health and skin care. Jarlife, 2021

Jasmine C. et al. Are Natural Ingredients Effective in the Management of Hyperpigmentation? A Systematic Review. J Clin Aesthet Dermatol. 2018.

Olivia M. et al. Anti-inflammatory properties of potato glycoalkaloids in stimulated Jurkat and Raw 264.7 mouse macrophages. Life Sci., 2013.

-

Assine nossa newsletter: