fbpx


Quais destes alimentos podem ser usados no cabelo?

Postado em 22 de abril de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Faça nosso teste para conhecer os ingredientes que são capazes de ajudar na saúde dos fios

Em busca de cabelos sedosos e com brilho, muita gente acaba arriscando receitas caseiras com o uso de ingredientes da cozinha. Gema de ovo, azeite de oliva, maionese e até cerveja são só alguns dos alimentos que podem fazer parte desse cardápio popular em nome da saúde do cabelo. Mas será que eles ajudam mesmo nessa tarefa?

A verdade, segundo a ciência, é que vai depender do alimento e da quantidade utilizada. O ideal, antes de aplicar qualquer produto alimentício nos cabelos, é consultar um profissional de saúde como um dermatologista para aconselhar quais ingredientes podem fazer bem ou mal às madeixas.

Se você ficou curioso para saber quais alimentos podem fazer parte dessa lista, montamos um teste para você descobrir os efeitos de alguns itens na saúde capilar. Para cada questão, selecione a alternativa que considerar correta que a resposta aparecerá. Vamos começar?

Quiz: alimentos para uso no cabelo

Mulher com as mãos no cabelo sorrindo

Imagem: Freepik

1. O óleo desta erva aromática pode trazer benefícios aos cabelos. Trata-se do:

Se você respondeu B, acertou. O óleo de alecrim possui efeito microbiano comprovado cientificamente, e por isso, pode ser usado como um agente terapêutico em algumas formulações como cremes dentais, enxaguantes bucais, pomadas, sabonetes, e claro, xampus e condicionadores.

2. O ovo de galinha faz bem para o cabelo. Essa afirmação é:

Mais uma vez, quem respondeu B está correto. Existem pesquisas que apontam o uso da gema de ovo misturada à água como uma forma de acelerar o crescimento saudável dos fios, mas são poucas. De modo geral, a maioria dos estudos indica que não há um consenso científico sobre a eficácia do uso do ovo inteiro como um alimento aliado das madeixas.

3. Este alimento de origem animal pode trazer benefícios à saúde capilar quando usado topicamente. Trata-se do (a):

Ponto para quem disse C. O própolis é um produto natural conhecido pelo seu poder cicatrizante na pele. Porém, um estudo feito com camundongos aponta que ele também pode ajudar no estímulo do crescimento capilar, induzindo a proliferação de queratinócitos nos cabelos. Vale salientar que ainda faltam estudos em seres humanos para entender a eficácia do ingrediente.

4. Usado nos países orientais, o extrato da água deste cereal pode ajudar na lavagem capilar. Estamos falando da água de:

Quem respondeu A, acertou. O extrato de água de arroz pode auxiliar na redução do atrito da superfície capilar e no aumento da elasticidade dos fios. Porém, é preciso ter cuidado com seu uso, pois em excesso pode provocar descamação.

Alimentos em prol do cabelo e da pele

Quer saber o que mais funciona quando o assunto é alimentação e estética? A nutricionista Andrea Esquivel te conta no vídeo a seguir:

Não perca as novidades! Inscreva-se agora no canal do Nutritotal Para Todos no YouTube clicando aqui.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Jonatas O. et al. Biological activities of Rosmarinus officinalis L. (rosemary) extract as analyzed in microorganisms and cells. Exp Biol Med., 2017.

Toshio N. et al. Naturally Occurring Hair Growth Peptide: Water-Soluble Chicken Egg Yolk Peptides Stimulate Hair Growth Through Induction of Vascular Endothelial Growth Factor Production. J Med Food, 2018.

Shota M. et al. Stimulatory Effect of Brazilian Propolis on Hair Growth through Proliferation of Keratinocytes in Mice. Journal of Agricultural and Food Chemistry, 2014.

Inamasu S. et al. The effect of rinse water obtained from the washing of rice (YU‐SU‐RU) as a hair treatment. Journal of Cosmetic Chemists, 2010.

Yu-Mi K. et al. Rice bran mineral extract increases the expression of anagen-related molecules in human dermal papilla through wnt/catenin pathway. Food Nutr Res. 2017.

-

Assine nossa newsletter: