fbpx


Quais são os sintomas da alergia ao ovo?

Postado em 6 de outubro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Mais comum entre as crianças, reação alérgica requer atenção

Após comer uma fatia de bolo ou um filé empanado, algumas pessoas podem apresentar sintomas alérgicos por conta de um ingrediente em comum: o ovo. Essa alergia ou hipersensibilidade costuma ocorrer por conta da proteína desse alimento, chamada de ovalbumina, e é mais comum entre as crianças do que os adultos.

Caso você apresente variações no seu corpo ou identifique alguém sentindo algo incomum após consumir alimentos à base de ovos, é importante consultar um alergista ou nutricionista para entender as causas do problema e realizar o diagnóstico adequado.

A seguir, veja alguns exemplos de sintomas relacionados à alergia ao ovo que merecem atenção:

Sintomas da alergia ao ovo

Eles vão de desconfortos na barriga a problemas na pele.

Tigela de ovos

O ovo pode causar alergia | Imagem: Freepik

Problemas na digestão

Segundo um estudo publicado no International Journal of Molecular Sciences, algumas reações gastrointestinais costumam ser comuns para quem tem a alergia à ovalbumina. Dentre elas, vômito, diarreia, dor abdominal, coceira na garganta e indigestão podem ser sentidos.

Sintomas alérgicos

Outros indicativos da alergia a ovo de acordo com o American College of Allergy, Asthma and Immunology incluem olhos lacrimejando ou vermelhos, nariz escorrendo, espirros constantes, urticária, coceira, erupções e eczemas na pele. Portanto, antes de pensar que possa ser mais uma rinite ou dermatite de contato, é preciso consultar um alergista para identificar a causa do problema.

De olho na respiração

A alergia a ovo também pode apresentar uma série de complicações respiratórias, segundo o estudo do International Journal of Molecular Sciences. Princípio de asma, falta de ar, dificuldade para respirar, tosse constante e chiados podem indicar que o organismo está reagindo à proteína do ovo.

Faça nosso teste: Você sabe quais são os alimentos que mais causam alergias?

Casos mais raros

Em pacientes onde a hipersensibilidade é mais agravante, sintomas como tontura, confusão, inchaço na língua e choque anafilático podem aparecer, de acordo com o American College of Allergy, Asthma and Immunology. Para identificar a causa, o alergista pode pedir por exames de sangue ou realizar testes orais.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Dulashi D. et al. Egg Allergy: Diagnosis and Immunotherapy. International Journal of Molecular Sciences, 2020.

Egg Allergy. American College of Allergy, Asthma and Immunology, 2019.

-

Assine nossa newsletter: