Com o Carnaval chegando e as temperaturas lá em cima, o que não faltam são desculpas para matar a sede com uma cervejinha ou caipirinha. Mas, o que muita gente não sabe é que as bebidas alcoólicas, mesmo puras, tem calorias e podem estar atrasando os resultados de quem colocou a meta de perder peso esse ano.
É praxe o brasileiro consumir bebidas alcoólicas em comemorações e festas como o carnaval, mas exagerar na dose pode causar efeitos indesejados e ainda prejudicar seus objetivos de saúde. Por isso, antes de conhecer a bebida alcoólica que tem menos calorias, não se esqueça de moderar o consumo, independente do que for beber, essa é chave para perder uns quilinhos e não expôr-se a riscos.
Conteúdo
Bebidas alcóolicas: conheça a que tem mais e a que tem menos calorias
Cerveja Pilsen
As cervejas pilsen são as cervejas de cor dourada e espuma branca, em média, uma lata de 350mL dessa cerveja contém 142 kcal. Com as tecnologias que existem hoje, no entanto, já podemos encontrar versões menos calóricas de cervejas com até metade desse valor de calorias.
Cachaça
A cachaça, aguardente brasileira produzida a partir da cana-de-açúcar, é uma bebida que participa de drinks, como a caipirinha. Ela tem uma concentração de calorias maior que a cerveja por oferecer 108kcal em apenas 50mL (copo de dose/shot).
Vinhos
Existe uma variedade significativa de vinhos, então, aqui separamos os valores médios de calorias de acordo com o tipo de vinho em porções de 165mL:
- Vinho branco – 148kcal
- Vinho tinto – 144kcal
- Vinho rosé – 151kcal
- Vinho espumante – 147kcal
Saquê
A bebida japonesa fermentada a partir do arroz, se comparada à cachaça, é um destilado menos calórico para ser usado em drinks, oferecendo 67kcal em uma porção de 50mL.
Conhaque
O conhaque é a aguardente do vinho, um destilado potente no teor alcoólico e muito utilizado na culinária em receitas como strogonoff e chocolate quente. O conhaque possui 103kcal em uma dose de 50mL, se aproximando da cachaça.
Tequila
A bebida mexicana famosa por ser consumida com limão e sal é um destilado feito a partir de uma planta que lembra a coroa de uma abacaxi e é chamada de agave. A tequila é mais calórica do que os destilados anteriores, contém 117kcal em uma dose de 50mL.
Drinks
Caipirinha
O clássico drink do verão brasileiro pode ser preparado com diferentes frutas e destilados, mas com base na versão tradicional que leva cachaça, açúcar e limão, um copo de 100mL pode chegar a 224kcal.
Pina colada
A pina colada é um coquetel à base de leite de coco, rum, leite condensado e suco de abacaxi, contendo 148kcal/100mL.
Espanhola
A bebida conhecida como batida, pois é assim que é feita, é bem adocicada e leva abacaxi, vinho e leite condensado, oferecendo 122kcal em um copo de 100mL.
Gin tônica com limão
O gin é uma bebida destilada a partir de cereais e que pode variar de 37% a 50% de álcool. O drink que reúne água tônica e suco de limão com o destilado se tornou famoso no Brasil nos últimos anos e é o drink menos calóricos dessa lista com 109kcal em 100mL.
Comparando as bebidas alcóolicas
Se igualarmos as porções das bebidas alcoólicas, chegaremos a esse ranking de calorias:
Consumo de álcool pelos brasileiros
Segundo dados do ELSA-Brasil (2008-2010), uma pesquisa que demonstra algumas característica da população brasileira, o consumo de bebidas alcoólicas representa cerca de 4% da ingestão total de calorias. Esse valor é muito semelhante ao de calorias vindas de bebidas não-alcoólicas que tem adição de açúcar como café, sucos e refrigerantes que respondem por 5,6% das calorias totais da alimentação da população.
Esses números revelam que deixar de colocar açúcar nas bebidas do dia a dia e tomar bebidas alcoólicas de forma exagerada, é o mesmo que trocar 6 por meia-dúzia. Ambos contribuem para a ingestão de calorias e, consequentemente, para o aumento de peso quando a ingestão de calorias não está em equilíbrio com o gasto de energia.
Agora você já sabe que álcool tem caloria e que essas calorias contam e podem atrapalhar seus objetivos estéticos e de saúde. Por isso, faça boas escolhas e evite os exageros, assim você não precisará cortar nenhum alimento da sua vida.
Você pode se interessar:
- Quanto tempo leva para o álcool sair do organismo?
- Pode tomar álcool com medicamentos? Conheça os mitos e verdades
- Cardápio completo para emagrecer gastando pouco
Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais curiosidades!
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referências
Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA). Padrões de consumo de bebidas alcoólicas, 2019.
Siqueira, Jordana Herzog et al. Consumo de bebidas alcoólicas e não alcoólicas: Resultados do ELSA-Brasil. Ciência & Saúde Coletiva [online]. v. 26, suppl 2, pp. 3825-3837. ISSN 1678-4561. https://doi.org/10.1590/1413-81232021269.2.30682019.
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 7.2.