fbpx


Você sabe quais são os benefícios do abacaxi?

Postado em 14 de maio de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Faça nosso teste e descubra os principais nutrientes dessa saborosa fruta tropical

A coroa e os espinhos podem assustar à primeira vista, mas é só experimentar a polpa doce e cítrica que não há quem resista! Os versos rimados descrevem um alimento que é a cara do Brasil: o abacaxi. Quem não adora consumir a rainha das frutas in natura fatiada ou como o ingrediente principal de doces? E como acompanhamento na salada ou no churrasco então? Dá água na boca só de lembrar! O melhor é que além das vantagens culinárias há uma série de benefícios do abacaxi que contam a favor da fruta, sabia?

A explicação está na abundância de nutrientes para a saúde que o abacaxi oferece. E você sabe dizer quais são eles? Montamos um teste, baseado em estudos científicos, para elencar as principais características do alimento. Veja quantos pontos você consegue acertar (é só selecionar a alternativa que considerar correta, que a resposta certa aparecerá). Vamos começar?

Teste: você sabe quais são os benefícios do abacaxi?

Abacaxis

Imagem: Freepik

1. Qual destes nutrientes é mais abundante em 100 g de abacaxi?

Quem respondeu A, acertou. O abacaxi é uma fruta riquíssima em cálcio, e segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, uma porção tem 18,4 mg do nutriente. O mineral é importante para ossos e dentes, e para saber a sua quantidade diária necessária, basta clicar aqui.

2. Todas as afirmações abaixo são verdadeiras a respeito dos benefícios do abacaxi, exceto uma:

Ponto para quem respondeu C. De fato, o abacaxi é um fruto rico em propriedades antioxidantes, fibras e magnésio. Entretanto, a fruta possui uma quantidade mínima de gorduras em sua composição.

3. O abacaxi é um dos alimentos que, no Brasil, pode conter muitos agrotóxicos. Essa afirmação é:

a) Verdade

b) Mito

Infelizmente, a resposta certa é a A, verdade. O abacaxi, segundo o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), é uma das frutas com maior contaminação de agrotóxicos e, por consequência, pode apresentar um risco agudo à saúde. Estima-se que 5% da fruta seja afetada em sua totalidade. Veja outros alimentos que figuram no ranking de contaminação.

4. Apenas a polpa do abacaxi pode ser consumida. Essa afirmação é:

A resposta certa é B, mito. Isso porque, além de usar a polpa para os preparos alimentícios já citados, você também pode usar as cascas e as folhas para outras funções. No caso das cascas, é possível preparar chás, infusões e até mesmo bolos – confira uma receita deliciosa aqui. Já em relação às folhas, dá para aproveitar ao replantar uma muda de abacaxi no quintal de casa, por exemplo.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA), 2021.

Maimunah M. et al. Pineapple (Ananas comosus): A comprehensive review of nutritional values, volatile compounds, health benefits, and potential food products. Food Research International, 2020.

Izzati A. et al. Ananas comosus(L.) Merr: A mini review of its therapeutic properties. Centre of Medical Laboratory Technology, Malaysia, 2020.

-

Assine nossa newsletter: