Quiz sobre alimentos transgênicos: teste seus conhecimentos

Postado em 10 de junho de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Saiba mais sobre as alterações genéticas nos ingredientes que consumimos

Sob o pretexto de suprir a demanda de alimentos no Brasil, muitos agricultores optam pela modificação do DNA genético para tornar uma fruta, legume ou grão mais resistente a pragas e fatores climáticos. Essa alteração faz com que alimentos convencionais virem transgênicos. Mas por trás da mutação, pode haver também problemas. Muito se fala sobre esses alimentos, e para saber o que é verdade e o que é fake news sobre eles, responda nosso quiz sobre alimentos transgênicos a seguir.

Quiz sobre alimentos transgênicos

Escolha uma alternativa para cada uma das perguntas a seguir.

Mesa com potes com milho, feijão e arroz

É importante conhecer a origem dos alimentos que consumimos diariamente | Imagem: Shutterstock

1. Quais destes alimentos podem ser encontrados legalmente em sua forma transgênica?




Se você respondeu D, acertou. Um estudo divulgado pela Universidade Federal de Pernambuco apontou que há cerca de 59 sementes de alimentos transgênicos liberadas para o plantio e a comercialização no Brasil. Esses organismos geneticamente modificados são, em sua maioria, variedades de alimentos como soja, milho, feijão e cana-de-açúcar.

2. Há um símbolo obrigatório pelo Código de Defesa do Consumidor que deve estar presente em quaisquer embalagens e rótulos de alimentos transgênicos. Esse símbolo é:




Ponto para quem respondeu a letra C. O decreto de nº 4.680/03, que regulamenta o direito à informação dos alimentos transgênicos, exige que o recipiente ou a embalagem traga no rótulo, em destaque, algumas expressões padronizadas para informar a sua origem e composição transgênica. Ele também deve conter um símbolo, que é um triângulo amarelo com a letra “T” dentro, podendo ser impresso também em preto sobre fundo branco quando a embalagem não for colorida.

3. Os alimentos transgênicos podem causar reações danosas ao organismo após serem consumidos. Essa afirmação é:



A resposta certa é a B, parcialmente verdade. Segundo um estudo de revisão publicado pelo Journal of Food Science and Technology, acredita-se que o consumo dos alimentos geneticamente modificados possa causar o desenvolvimento de doenças alérgicas e resistência  a antibióticos. Além disso, como esses alimentos são invenções que mudam constantemente, pouco se sabe sobre seus efeitos a longo prazo nos seres humanos. Entretanto, não necessariamente o consumo de um alimento transgênico irá lhe causar uma alergia ou reação no corpo, portanto, ainda faltam mais estudos para elucidar os efeitos provocados ao consumir alimentos geneticamente modificados.

4. Apenas alimentos de origem vegetal podem conter traços de modificação genética. Essa afirmação é:


Se você disse B, mito, acertou. Segundo o estudo de revisão do Journal of Food Science and Technology, não há uma aprovação em consenso do uso de animais geneticamente modificados para a alimentação. Entretanto, alimentos como a salsicha podem levar componentes transgênicos, como amido de milho, por exemplo.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Borba N. Alimentos Transgênicos no Brasil: revisão da literatura. Universidade Federal de Pernambuco, 2017.

Bawa A. et al. Genetically modified foods: safety, risks and public concerns – a review. Journal of Food Science and Technology, 2013.

Garcia-Santos M. et al. Effect of the addition of resistant starch in sausage with fat reduction on the physicochemical and sensory properties. Food Science and Technology, 2019.

Assine nossa newsletter: