fbpx

RCQ: calcule o seu risco de ter doenças crônicas

Postado em 24 de maio de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Diferente entre homens e mulheres, a relação cintura-quadril pode apontar possíveis riscos à saúde

Mulher medindo cintura com fita métrica

A RCQ é a divisão da cintura pelo quadril | Imagem: Shutterstock

A relação cintura-quadril (RCQ) é uma medida da distribuição de gordura na região da cintura. Os altos valores desse índice podem estar relacionados com uma maior predisposição a doenças crônicas.

Para obter a RCQ é necessário dividir a circunferência da cintura (no ponto médio entre a última costela e o osso do quadril) pela circunferência do quadril, medidas por fita métrica.

Podem ser considerados de alto risco para doenças associadas à obesidade os indivíduos com RCQ maior que 1 para homens e maior que 0,85 para mulheres.

E quem estiver acima dessas médias deve ficar atento: dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que os níveis mais elevados de gordura abdominal na circunferência da cintura ou na RCQ podem refletir em associações com os resultados de saúde.

Porém, eles também ressaltam que há variações como o gênero, a idade e a etnia que podem comprometer a análise de cálculo da RCQ e, por consequência, os riscos à saúde. É importante dizer ainda que mesmo profissionais de saúde têm certos problemas na medição precisa do RCQ, pois há diferentes referências a serem observadas, como, por exemplo, o ponto exato a ser medido na cintura (no umbigo ou abaixo dele) e no quadril , entre outras dúvidas que podem interferir no resultado.

Batimentos em risco

Já um estudo publicado pelo European Heart Journal especificou que a obesidade abdominal medida pela RCQ está significativamente associada ao risco de eventos cardiovasculares incidentes.

E mais: um aumento de 1 cm na circunferência da cintura está associado a um aumento de 2% no risco de eventos cardiovasculares incidentes no futuro. Além disso, um aumento de 0,01 na RCQ está associado a um crescimento de 5% no risco de doenças do coração.

Para saber qual é o seu valor da relação cintura-quadril (RCQ), teste a seguir em nossa calculadora.

Calcule sua RCQ

Circunferência da Cintura (cm):

Circunferência do Quadril (cm):

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Koning L. et al. Waist circumference and waist-to-hip ratio as predictors of cardiovascular events: meta-regression analysis of prospective studies. European Heart Journal, Volume 28, Issue 7, April 2007.

Larsson B, Svardsudd K, Welin L, Wilhelmsen L, Bjorntorp P, Tibblin G. Abdominal adipose tissue distribution, obesity, and risk of cardiovascular disease and death: 13 year follow up of participants in the study of men born in 1913. Br Med J (Clin Res Ed). 1984.

World Health Organization. Waist Circumference and Waist-Hip Ratio Report of a WHO Expert Consultation Geneva, 8–11, 2008.

Leia também