fbpx

Receita de bolo sem usar o forno – para fazer com a criançada

Postado em 8 de outubro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Com poucos ingredientes, é possível montar uma sobremesa saborosa e saudável com ajuda dos pequenos

É importante investir na educação dos pequenos por meio de tradições familiares que envolvam amor, carinho e respeito. E uma delas certamente é cozinhar com a criançada. Mas se sua preocupação para colocar essa atividade divertida em prática é o risco de os pequenos se machucarem com o forno ou os utensílios pontudos da cozinha, não tema. É possível fazer receitas seguras, desde gelatinas até um bolo sem forno!

A seguir, a nutricionista Beatriz Valverde ensina a fazer um bolo sem forno. A receita é preparada no micro-ondas e ainda leva gotas de chocolate! Aprenda e prepare para toda a família:

Receita de bolo sem forno com gotas de chocolate

Além de mais segura para ser feita com os pequenos, essa versão da sobremesa também leva ingredientes mais saudáveis, como aveia.

Bolo sem forno, preparado na caneca com gotas de chocolate por cima

As crianças vão adorar este bolo com gotas de chocolate | Imagem: Shutterstock

Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 20 minutos

Ingredientes
½ xícara (chá) de farinha de aveia
1 colher (sobremesa) de açúcar demerara
2 ½ colheres (sobremesa) de leite desnatado
1 a 2 colheres (sobremesa) de gotas de chocolate meio amargo pequenas

Modo de preparo

  1. Junte a aveia, o açúcar demerara e o leite. Coloque os ingredientes em uma caneca própria para micro-ondas e misture com um garfo até ficar uniforme.
  2. Vale lembrar que nem toda caneca pode ser usada no micro-ondas. Veja qual é o caso da sua. Você também pode usar uma tigela de 250 ml própria para micro-ondas.
  3. Tente deixar a massa o menos encaroçada possível ao misturar os ingredientes. Pode até ser que sobrem alguns caroços, mas a maior parte deve ser dissolvida na massa.
  4. O ideal é que haja um espaço de 2,5 cm entre a massa e a boca da caneca. Jogue um pouco da massa em outra caneca se a primeira ficar cheia. Acrescente as gotas de chocolate meio amargo e misture até ficarem bem distribuídas.
  5. Configure o micro-ondas para potência alta. Cubra a caneca com plástico filme e aqueça a massa no micro-ondas, por, pelo menos, 60 segundos, ou até o centro dela ficar firme. Talvez seja preciso cozinhar por mais 40 segundos caso o micro-ondas não seja tão potente.
  6. Continue esquentando o bolo em intervalos de 10 segundos até ele ficar pronto (se o centro da massa não ficar firme depois do minuto inicial).
  7. Insira um palito de dentes no centro da massa. Ele sairá seco se o bolo estiver pronto.

Benefícios de cozinhar em família

Um estudo publicado pelo periódico Pediatrics analisou como a frequência das refeições compartilhadas em família está relacionada à saúde nutricional de crianças e adolescentes. E os resultados sugerem que as refeições compartilhadas em família podem oferecer benefícios nutricionais aos membros dela, tanto aos adultos quanto aos mais jovens.

Por isso, não deixe de criar receitas em casa com seus filhos. Envolvê-los desde a compra dos alimentos até o preparo é uma das formas de deixar as refeições das crianças mais saudáveis.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Beatriz Valverde é nutricionista clínica, pós-graduanda de Nutrição Esportiva Funcional. Possui certificação em gastronomia pela Le Cordon Bleu (Paris). Amante de nutrição comportamental e mindful eating, tem dois artigos publicados e reconhecidos internacionalmente sobre esses temas.

Hammons A. et al. Is Frequency of Shared Family Meals Related to the Nutritional Health of Children and Adolescents? Pediatrics, 2011.

Leia também