fbpx


Para fazer em casa: receita de festa junina sem lactose

Postado em 18 de junho de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Aprenda o passo a passo da canjica nordestina

O mês de junho é marcado pelas tradicionais festas juninas. E um dos maiores destaques do evento são os pratos típicos, em grande parte feitos à base de milho e amendoim. Para este ano, por conta das recomendações de distanciamento social das autoridades de saúde em virtude do novo coronavírus, os brasileiros precisarão comemorar a festa em casa, sem aglomerações. A boa notícia é que os quitutes não precisam faltar: dá para fazer tudo de casa, até mesmo uma receita de festa junina sem lactose.

Festa sem lactose

Muitos pratos juninos, como o arroz doce e a canjica, podem levar leite entre os ingredientes, o que acaba sendo um problema para os intolerantes à lactose. Segundo dados de um artigo do National Health Service, a intolerância à lactose é um problema digestivo comum, em que o corpo é incapaz de digerir a lactose, um tipo de açúcar encontrado principalmente no leite e produtos lácteos.

Mas, em receitas, é possível usar substitutos do leite de vaca convencional. A começar pela própria bebida e seus derivados, que podem ser encontrados à venda em versão sem lactose.

Receita de festa junina sem lactose

E para que todos possam curtir as comemorações de junho, ainda que em casa, a nutricionista Telma Domiciano sugere o preparo de uma sobremesa bastante tradicional no Nordeste e que leva o nome de canjica nordestina. Diferente da canjica conhecida na região sudeste, a receita lembra mais um bolinho e é feita com o milho verde cru e outros ingredientes.

“Essa receita é uma sobremesa perfeita para se fazer no mês de junho, época de milho, que é um alimento saudável e saboroso. É uma deliciosa opção para o café da manhã e lanche da tarde”, destaca a profissional.

Além disso, a canjica nordestina pode ser uma boa fonte de carboidrato e também contém proteínas, além de ser rica em cálcio. Veja o passo a passo a seguir:

Canjiquinha sem lactose

Uma dica para o preparo é não usar milho em conserva, pois não trará o mesmo resultado.

Bolinhos de milho sobre mesa com xícaras de café

Esta versão de canjica lembra um bolinho | Imagem: Shutterstock

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 30 min.

Ingredientes:

  • 2 xic. (chá) de milho verde cru (equivale a 3 espigas de milho)
  • 5 col. (sopa) de açúcar
  • 1 col. (sopa) rasa de manteiga sem lactose
  • 100 ml de leite semidesnatado sem lactose ou leite de coco
  • 1 pitada de sal
  • Canela em pó

Modo de preparo:

1. Bata todos os ingredientes no liquidificador por 2 minutos.
2. Passe a mistura por uma peneira fina e reserve.
3. Unte potinhos de cerâmica ou forminhas de silicone com manteiga sem lactose e coloque a mistura já peneirada.
4. Disponha os recipientes em uma fritadeira de ar por 15 minutos com a temperatura de 180 °C.
5. Ao retirar, acrescente mais canela em pó.

Foi ao supermercado comprar os ingredientes para fazer a receita? Ao chegar em casa, não esqueça de higienizá-los. Veja como aqui.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Telma da Rocha Domiciano é nutricionista formada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp/SP) e em Naturologia pela Estratego (PB), é também autora do livro Culinária social – 100 receitas nordestinas para hospitais, indústrias e escolas. @nutri_telmadomiciano

National Health Service, 2019

Assine nossa newsletter: