A receita de gengibre em conserva que pode te ajudar a emagrecer

Postado em 23 de julho de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

A raiz termogênica é repleta de benefícios para a sua saúde. Confira os principais

Tradicional na culinária asiática, o gengibre (Zingiber officinale) é uma raiz com sabor forte e efeitos termogênicos, usada no preparo de caldos e sopas, ou como tempero para carnes e saladas.

Nos últimos anos, seu uso esteve associado à busca pelo emagrecimento, já que há estudos que comprovam certas propriedades benéficas do alimento que poderiam combater a obesidade. O gengibre, de acordo com pesquisa divulgada no Annals of the New York Academy of Sciences, também pode ser capaz de ajudar na prevenção e tratamento de síndromes metabólicas como o diabetes mellitus e doenças cardiovasculares.

Já outro levantamento feito em camundongos pela Universidade Agrícola da China destacou que o uso do gengibre resultou em reduções no peso corporal dos animais, nas inflamações do organismo e promoveu uma melhora da resistência à insulina. Claro, ainda são necessários mais estudos em humanos para confirmar os benefícios.

Como fazer gengibre em conserva

Uma das formas de aproveitar essa raiz na alimentação diária é por meio de conservas, que são fáceis de fazer e combinam tanto com pratos salgados quanto doces. A nutricionista Beatriz Valverde ensina a seguir como você pode preparar a sua em casa.

Imagem de gengibre natural e em conserva

Gengibre em conserva | Imagem: Shutterstock

Gengibre em conserva
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 30 min. (mais dois dias de geladeira)
Duração: 30 dias sob refrigeração

Ingredientes
400 g de gengibre in natura
1 col. (chá) de açúcar demerara
1 xíc. (chá) de vinagre de maçã
2 col. (chá) de sal marinho

Modo de preparo

  1. Corte o gengibre sem casca em fatias finas (uma dica é fazer o corte na diagonal para facilitar).
  2. Cozinhe ele em água até ferver.
  3. Retire a água da cocção.
  4. Misture o sal e o açúcar em fogo bem baixo e em seguida adicione o vinagre.
  5. Deixe cozinhar e desligue quando levantar fervura.
  6. Deixe descansando na geladeira por 2 dias. Após esse período, é só consumir.
  7. Como forma de armazenamento, a sugestão é que deixe em recipiente de vidro, com tampa, lavado e esterilizado em água fervente, preferencialmente.

Dica: você pode variar no tipo de vinagre escolhido. Se optar pelo de vinho tinto a compota ficará em um tom mais rosado.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Beatriz Valverde é nutricionista clínica e pós-graduanda em nutrição esportiva funcional. Possui certificação em gastronomia pela Le Cordon Bleu (Paris). Amante de nutrição comportamental e mindful eating, tem dois artigos publicados e reconhecidos internacionalmente sobre esses temas.

Chen F. et al. Beneficial effects of ginger Zingiber officinale Roscoe on obesity and metabolic syndrome: a review. Annals of the New York Academy of Science. Pages: 83-98, May 2017.

Wang J. et al. Beneficial effects of ginger on prevention of obesity through modulation of gut microbiota in mice. Universidade Agrícola da China, 2017.

 

Assine nossa newsletter: