O doce une o poder nutritivo do amendoim com o sabor tradicional brasileiro
Junho é o mês das tradicionais festas juninas, cheias de brincadeiras, danças, e claro, boa comida. Com base principalmente em dois alimentos, o milho e o amendoim, há inúmeros quitutes nos arraiais brasileiros, como a pamonha, a canjica, o pé de moleque e a saborosa paçoca. Mas se o excesso de açúcar e gorduras que parte desses alimentos carregam te faz passar longe da festa, uma boa notícia: dá para preparar versões mais saudáveis deles, como uma paçoca caseira.
Além das menores quantidades de açúcar e gordura, a paçoca caseira carrega os benefícios nutritivos do amendoim, o principal ingrediente do doce. Para se ter uma ideia, segundo dados divulgados pela Universidade de Harvard (EUA), o amendoim pode ajudar a prevenir doenças cardíacas.
Ainda segundo os pesquisadores americanos, em uma análise do uso de amendoim e nozes em grupos de risco (como tabagistas, obesos, hipertensos e diabéticos) foi descoberto que aqueles que comiam regularmente amendoim tinham 21% menos probabilidade de morrer por qualquer causa durante um período de cerca de cinco anos.
E para usar todo o potencial do ingrediente, veja a seguir como se faz paçoca caseira. Nessa receita saudável, ensinada pela nutricionista Beatriz Valverde, ainda não vai açúcar refinado e muito menos conservantes. Confira:
Paçoca caseira mais saudável
Ingredientes
1 ¼ xíc (chá) de amendoim torrado sem sal
½ xíc (chá) de farelo de aveia
2 col. (sopa) de açúcar demerara
1 pitada de sal
1 col. (sobremesa) de óleo de coco
Modo de preparo
- Misture todos os ingredientes em um liquidificador até que se torne uma mistura homogênea.
- Modele no formato que desejar.
- Caso queira com uma consistência mais dura, experimente assar por 10 minutos em forno médio (opcional).
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referências bibliográficas:
Beatriz Valverde é nutricionista clínica e pós-graduanda em nutrição esportiva funcional. Possui certificação em gastronomia pela Le Cordon Bleu (Paris) e é amante de nutrição comportamental e mindful eating, com dois artigos publicados e reconhecidos internacionalmente sobre esses temas.
Peanuts linked to same heart, longevity benefits as more pricey nuts. Escola de Medicina. Universidade de Harvard, 2016.