Receita de paçoca caseira mais saudável

Postado em 11 de junho de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

O doce une o poder nutritivo do amendoim com o sabor tradicional brasileiro

Junho é o mês das tradicionais festas juninas, cheias de brincadeiras, danças, e claro, boa comida. Com base principalmente em dois alimentos, o milho e o amendoim, há inúmeros quitutes nos arraiais brasileiros, como a pamonha, a canjica, o pé de moleque e a saborosa paçoca. Mas se o excesso de açúcar e gorduras que parte desses alimentos carregam te faz passar longe da festa, uma boa notícia: dá para preparar versões mais saudáveis deles, como uma paçoca caseira.

Além das menores quantidades de açúcar e gordura, a paçoca caseira carrega os benefícios nutritivos do amendoim, o principal ingrediente do doce. Para se ter uma ideia, segundo dados divulgados pela  Universidade de Harvard (EUA), o amendoim pode ajudar a prevenir doenças cardíacas.

Ainda segundo os pesquisadores americanos, em uma análise do uso de amendoim e nozes em grupos de risco (como tabagistas, obesos, hipertensos e diabéticos) foi descoberto que aqueles que comiam regularmente amendoim tinham 21% menos probabilidade de morrer por qualquer causa durante um período de cerca de cinco anos.

E para usar todo o potencial do ingrediente, veja a seguir como se faz paçoca caseira. Nessa receita saudável, ensinada pela nutricionista Beatriz Valverde, ainda não vai açúcar refinado e muito menos conservantes. Confira:

Mesa com amendoins e paçoca

Dá para preparar uma versão caseira desse doce | Imagem: Shutterstock

Paçoca caseira mais saudável

Ingredientes
1 ¼ xíc (chá) de amendoim torrado sem sal
½ xíc (chá) de farelo de aveia
2 col. (sopa) de açúcar demerara
1 pitada de sal
1 col. (sobremesa) de óleo de coco

Modo de preparo

  1. Misture todos os ingredientes em um liquidificador até que se torne uma mistura homogênea.
  2. Modele no formato que desejar.
  3. Caso queira com uma consistência mais dura, experimente assar por 10 minutos em forno médio (opcional).

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Beatriz Valverde é nutricionista clínica e pós-graduanda em nutrição esportiva funcional. Possui certificação em gastronomia pela Le Cordon Bleu (Paris) e é amante de nutrição comportamental e mindful eating, com dois artigos publicados e reconhecidos internacionalmente sobre esses temas.

Peanuts linked to same heart, longevity benefits as more pricey nuts. Escola de Medicina. Universidade de Harvard, 2016.

Leia também