O alimento é rico em nutrientes e muito versátil na hora de montar os pratos no dia a dia
A batata-doce [Ipomoea batatas (L.) Lam] é uma planta originária dos Andes da qual é possível aproveitar seus tubérculos na alimentação. Entre as receitas com batata-doce mais famosas estão aquelas que acompanham o frango ou a salada. Mas o ingrediente pode ser ainda mais versátil e nutritivo do que você imagina.
As raízes da batata-doce, segundo um artigo científico da Universidade do Arkansas (EUA), podem ser uma boa fonte de carboidratos, enquanto as partes superiores como suas folhas e caules são capazes de conter componentes como vitamina B, ferro e cálcio.
Além disso, o tubérculo contém betacaroteno, a substância que dá seu tom meio amarelado e que pode ter propriedades antioxidantes. E, de acordo com um estudo publicado no Journal of Medical Food, está sendo pesquisada atualmente a atuação da batata-doce em atividades anticancerígenas, antidiabéticas e anti-inflamatórias.
Para começar a aproveitar os benefícios da batata-doce na sua alimentação diária, experimente usá-la como substituta à batata convencional. Outra ideia é acrescentá-la em receitas de doces, como um bolo com batata-doce ou uma torta
Use no seu dia a dia
O ingrediente pode entrar em preparos simples e rápidos, como em um saboroso papelote de legumes. Ou então em acompanhamentos diferentes, como este que a nutricionista Beatriz Valverde ensina a seguir. Você pode aproveitá-lo no próximo churrasco em família, que certamente irá agradar a todos os paladares e trará mais sabor às refeições.
Receitas com batata-doce: maionese
Nesta versão do prato, a batata-doce entra no lugar da convencional, oferecendo mais benefícios à saúde.
Rendimento: 500 g
Tempo de preparo: 30 minutos
Ingredientes
3 batatas-doces
Sal rosa a gosto
Suco de 2 limões
½ xícara (chá) de azeite de oliva extravirgem
1 dente de alho
Modo de preparo
- Comece lavando as batatas em água corrente com a ajuda de uma bucha. Depois, cozinhe-as da maneira que preferir, seja em água, no forno, a vapor ou na panela de pressão.
- Depois de cozidas, coloque as batatas com casca no liquidificador e acrescente o sal, o suco de limão, o alho e bata.
- Acrescente o azeite até dar liga na maionese enquanto continua batendo.
- Depois é só servir. Se quiser misturar com salsinha ou cebolinha para apresentar, fique à vontade.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referências bibliográficas:
Beatriz Valverde é nutricionista clínica, pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional. Possui certificação em gastronomia pela Le Cordon Bleu (Paris). Amante de nutrição comportamental e mindful eating, tem dois artigos publicados e reconhecidos internacionalmente sobre esses temas.
Mohanraj R. et al. Sweet Potato (Ipomoea batatas [L.] Lam) – A Valuable Medicinal Food: A Review. Journal of Medical Food, 2014.
Shahidul Islam. Nutritional and Medicinal Qualities of Sweetpotato Tops and Leaves. Universidade do Arkansas, 2014.