fbpx


Você sabe quais ingredientes são ideais para uma salada nutritiva completa?

Postado em 3 de setembro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

É preciso ter cuidado na hora de escolher os complementos para não cair em armadilhas da indústria alimentícia

Não se engane: a salada pode ser uma refeição completa! Com os ingredientes certos, você prepara um prato nutritivo, que garante saciedade e, ao mesmo tempo, não pesa no estômago. Mas será que você sabe o que vai em uma salada nutritiva completa? Responda o teste a seguir e descubra o que não pode faltar em uma preparo nota 10!

Teste: quais ingredientes entram em uma salada nutritiva completa?

Mãe e filha preparando salada nutritiva completa

Imagem: Shutterstock

1. Vamos começar com a higienização das folhas. Qual dos produtos abaixo você usa para limpar os vegetais?

a) Vinagre

b) Hipoclorito de sódio

Se você respondeu B, está no caminho certo. Vegetais e legumes devem ser lavados em água corrente e colocados em um recipiente com água e hipoclorito de sódio, substância que pode ser adquirida em supermercados e sacolões. O vinagre não tem a mesma capacidade de eliminar os micro-organismos presentes nesses alimentos.

2. Depois, é hora de começar a escolher os complementos. Pensando em carboidratos, qual das opções abaixo pode fazer parte de uma salada nutritiva?

a) Croutons temperados com alho

b) Quinoa cozida

c) Nenhuma fonte de carboidratos é necessária na salada

Mais uma vez, quem respondeu B, acertou. 100 g de croutons temperados podem conter até 385 kcal. Além disso, se trata de um alimento ultraprocessado na maioria das vezes, rico em açúcares e conservantes. Por outro lado, se a salada for a sua refeição principal do dia, também é contraindicado cortar todas as fontes de carboidratos da alimentação. Por isso, uma sugestão é adicionar grãos como quinoa ou tubérculos ricos em amido resistente como a batata-doce para complementar o prato.

3. Hora de adicionar uma fonte de proteína na sua salada. Melhor optar por:

a) Tiras de frango ou atum

b) Ovos cozidos

c) Lentilhas

d) Todas as alternativas são viáveis

Ponto para quem respondeu D. Existem inúmeras opções de fontes proteicas para complementar a salada, como frango, peixes, ovos, tofu, leguminosas etc. Porém, é importante saber mensurar a quantidade delas nos pratos: o ideal é não exagerar em proporção se comparado com a quantidade de folhas e outros ingredientes da salada. Outra dica é evitar alimentos mais processados como peito de peru e presunto, ricos em gorduras.

4. Por fim, é chegado o momento de temperar. Todas as opções abaixo são possíveis, EXCETO:

a) Molhos prontos para salada

b) Azeite de oliva ou óleos vegetais

c) Sal e vinagre

d) Limão

Quem disse A, acertou. Os molhos prontos para salada escondem uma quantidade considerável de gorduras, açúcar, sódio e conservantes na sua mistura. Mesmo molhos processados com viés oriental, como shoyu e agridoce, podem não ser uma opção saudável. É melhor escolher produtos de origem 100% natural ou com o mínimo de processamento, como azeite de oliva, alguns óleos vegetais (tome cuidado para não exagerar na quantidade nesses casos!), vinagre, sal, ervas frescas e limão.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Guia Alimentar para a População Brasileira. Ministério da Saúde, 2014.

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, 2020.

-

Assine nossa newsletter: