Teste seu conhecimento sobre os benefícios das vitaminas

Postado em 21 de junho de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Conheça algumas curiosidades a respeito das principais vitaminas no corpo

Quando você espirra mais de uma vez, já deve ter ouvido alguém falar: “é resfriado, melhor tomar uma vitamina C”. Mas será que, dentre os benefícios das vitaminas, está a prevenção da gripe e de outras doenças?

A verdade é que ainda falta embasamento científico para definir com exatidão todos os benefícios que podemos aproveitar das vitaminas e minerais, porém, alguns estudos apontam vantagens pontuais e caminhos que estão sendo analisados para o futuro.

Que tal testar seus conhecimentos quanto à efetividade das vitaminas? Faça nosso teste e descubra quantos pontos você acerta.

Mulher pensativa sentada em mesa com frutas

Sabia que nem tudo o que ouvimos por aí é verdade sobre as vitaminas? | Imagem: Shutterstock

Você sabe tudo sobre os benefícios das vitaminas? Faça o teste

1 – A vitamina C é capaz de prevenir gripes e resfriados.

A) Verdadeiro

B) Falso

Resposta: acertou quem respondeu a letra B, falso. Um estudo feito na Universidade de Helsinque (Finlândia) apontou que a suplementação com vitamina C para reduzir a incidência de resfriados na população geral é um total fracasso, e indica que a suplementação rotineira de vitamina C não é justificada. Porém, eles também ressaltam que a vitamina pode ajudar o organismo de outras formas.

2 – Qual destas vitaminas é indicada para quem quer evitar problemas de visão com o envelhecimento?

A) Luteína

B) Zeaxantina

C) Vitamina E

D) Todas as citadas

E) Nenhuma das citadas

Resposta: a alternativa correta é a D. Dados da Universidade de Connecticut (EUA) apontam que a presença da luteína, zeaxantina, vitamina C, vitamina E, ácidos graxos, zinco e cobre é essencial para quem busca evitar a chamada “vista cansada” ao decorrer da idade.

3 – A vitamina D é a única que tem ação direta na proteção dos ossos.

A) Verdadeiro

B) Falso

Resposta: a informação é falsa, logo, acertou quem respondeu B. De fato, a vitamina D é uma excelente proteção para o esqueleto, mas ela não está sozinha. Um estudo da Universidade de Ciências Médicas de Teerã (Irã) explica que a vitamina K também pode ajudar a estimular a formação óssea.

4 – O excesso de vitaminas também pode ser prejudicial ao corpo.

A) Verdadeiro

B) Falso

Resposta: acertou quem optou pela alternativa A. As vitaminas se consumidas em excesso podem fazer mal à saúde. Isso é mais preocupante para aquelas que podem se acumular no nosso corpo com mais facilidade, como as vitaminas A, D, E e K. Por exemplo um estudo realizado com a vitamina D feito no Departamento de Geriatria de Varsóvia (Polônia), apontou que seu consumo em excesso, pode levar o paciente a uma intoxicação, com riscos que incluem problemas cardíacos e até a morte. O mesmo vale para outras vitaminas.

5. Qual dessas vitaminas pode estar em falta em alguns tipos de dietas vegetarianas?

A) Vitamina C

B) Vitamina E

C) Vitamina B12

D) Potássio

Resposta: a alternativa certa é a C. Pessoas que seguem uma dieta vegetariana ou vegana podem encontrar problemas na ingestão da vitamina B12 e suas variações, tendo em vista que a maioria dos estudos científicos comprovam que a cobalamina só existe nas fontes animais.

Resultado final

Se você acertou três ou mais questões, você está lendo bastante a respeito de vitaminas, está de parabéns! Se acertou duas ou menos, não fique chateado, basta acompanhar o Nutritotal que sempre temos novos conteúdos sobre vitaminas e minerais, fique ligado!

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Hemila H. et al. Vitamin C for preventing and treating the common cold. Universidade de Helsinque, 2013.

Durrani K. et al. An eye on nutrition: The role of vitamins, essential fatty acids, and antioxidants in age-related macular degeneration, dry eye syndrome, and cataract. Universidade de Connecticut, 2016.

Solmaz A. et al. Vitamin K and Bone Metabolism: A Review of the Latest Evidence in Preclinical Studies. Universidade de Ciências Médicas de Teerã, 2018.

Ewa S. et al. Vitamin D Toxicity–A Clinical Perspective. Department of Geriatrics, Medical Centre for Postgraduate Education, Warsaw, Poland, 2018.

Rizzo G. Vitamin B12 among Vegetarians: Status, Assessment and Supplementation. Nutrients, 2016.

Leia também