Você conhece todos os produtos que contêm milho?

Postado em 24 de abril de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Muito além da pipoca, veja quais outros alimentos contêm o cereal

Tradicional na alimentação de muitos países do mundo, inclusive o Brasil, o milho tem até dia próprio: 24 de abril. A data, internacional, serve para incentivar o cultivo e também o consumo desse alimento que é um dos cereais mais nutritivos que existe. Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo publicado no periódico Cogent Food & Agriculture, o milho contém vitaminas C, E, K, algumas do complexo B, como o ácido fólico, e selênio. E sabia que, além do consumo in natura ou como pipoca, existem muitos produtos que ingerimos no dia a dia que contêm milho ?

É verdade! Há diversos alimentos que podem conter traços ou até mesmo ter milho na sua composição – e às vezes a gente nem imagina! Quer saber quais são eles? Faça o teste a seguir e descubra:

Teste: você sabe quais são os produtos que contêm milho?

Analise os alimentos a seguir e responda com a alternativa A ou B para cada um deles para descobrir a resposta.

Mesa com milhos em espigas e milhos em tigela

O milho é um cereal muito nutritivo | Imagem: Shutterstock

Barra de cereais


Acertou quem respondeu A. As barrinhas de cereais, como o nome já sugere, levam uma mistura de cereais na sua composição. Segundo um estudo da Universidade Federal de Uberlândia, as barras de cereais encontradas no mercado costumam ser produzidas basicamente com flocos de aveia, flocos de arroz, granola, trigo e, por fim, os flocos de milho.

Café


Mais uma vez, a resposta certa é a A. Os produtores de café, segundo um estudo da Universidade Estadual de Londrina, podem alterar a composição e, durante a torra e moagem, misturar os grãos de café a outros produtos, como milho, cevada, trigo, soja, arroz, feijão, açaí, açúcar mascavo ou xarope de amido. Mas vale ressaltar que não são todos os cafés que levam essa mistura, por isso, a dica é ficar de olho na embalagem e ler o rótulo do produto antes de comprar.

Molho shoyu


Mais uma vez – acredite se quiser -, há presença de milho. Segundo o Journal of Food Composition and Analysis, é possível estimar que a maior parte do shoyu no Brasil contém menos de 20% de soja, e em compensação, o cereal dominante é o milho, provavelmente por ser um alimento mais barato que a soja. Outros molhos que podem conter traços de milho são o molho inglês e a mostarda.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Shah T. et al. Maize -A potential source of human nutrition and health: A review. Cogent Food & Agriculture, 2016.

Eliane O. Produção de barra de cereal a partir da fruta do cerrado Araticum. Universidade Federal de Uberlândia, 2015.

Keeping filler ingredients out of your cup of coffee. Universidade Estadual de Londrina, 2014.

Morais M. C. et al. Stable carbon isotopic composition indicates large presence of maize in Brazilian soy sauces (shoyu). Journal of Food Composition and Analysis, 2018.

Leia também



Assine nossa newsletter: