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Você sabe para que serve o potássio?

Postado em 12 de novembro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Conheça mais a respeito do nutriente que ajuda no controle da pressão alta

Afinal de contas, para que serve o potássio? Você deve imaginar que a principal função desse nutriente no nosso organismo estaria relacionada ao combate às cãibras musculares, mas a realidade é outra.

Por mais que o potássio seja importante para a saúde dos músculos, ele ainda não possui uma relação comprovada com a melhora desse espasmo repentino. O que se sabe, porém, é que o nutriente é capaz de exercer outras funções importantes no corpo.

Uma delas é o auxílio no controle da pressão arterial, além de estar relacionado com a prevenção de doenças ligadas ao sistema cardiovascular. Ele também é necessário para as funções celulares e equilíbrio dos fluidos corporais.

Quantidade diária de potássio

E qual é a quantidade necessária de potássio que devemos consumir por dia? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação para ingestão do nutriente é de, pelo menos, 3.510 mg /dia para adultos.

A princípio, os valores podem parecer altos. Isso equivaleria, por exemplo, a mais de oito porções de maçã com casca ou dezenas de copos de leite. Mas não precisa se preocupar, uma dieta que tenha quantidades equilibradas de certos alimentos é o suficiente para conseguir o aporte necessário de potássio.

Quer saber se a sua alimentação se enquadra dentro dessa quantidade? Faça o nosso teste a seguir e se atente em qual das alternativas você irá marcar mais: A ou B:

Teste: você consome fontes de potássio o suficiente na sua alimentação diária?

Alimentos fontes de potássio em volta de uma lousa com a letra K

Imagem: Shutterstock

1 – Você tem o hábito de consumir verduras e legumes no seu dia a dia?

  1. a) sim
  2. b) não

2 – E quanto às frutas como mamão, banana e maçã, você consome elas na sua rotina?

  1. a) sim
  2. b) não

3 – Em relação a leite e derivados, você tem o hábito de consumir esses alimentos?

  1. a) sim
  2. b) não

4 – Quando o assunto é leguminosas, como feijão e ervilha, elas fazem parte do seu prato do dia a dia?

  1. a) sim
  2. b) não

5 – Nozes, castanhas e oleaginosas estão presentes no seu cardápio diário?

  1. a) sim
  2. b) não

Resultado:

  • Se você respondeu mais vezes a alternativa A, parabéns, você está no caminho certo para ter um aporte diário necessário de potássio, seguindo uma alimentação saudável.
  • Se você respondeu mais vezes a alternativa B, é melhor consultar seu nutricionista para te ajudar a montar um plano alimentar que inclua mais fontes desse nutriente para a sua saúde.

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

TBCA, 2020.

Potassium intake for adults and children. WHO, 2021.

A importância do potássio e da alimentação na regulação da pressão arterial. Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, 2018.

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