fbpx

Você sabe qual alimento é rico em magnésio? Conheça fontes do nutriente no nosso teste

Postado em 6 de agosto de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Vale ficar atento, pois a deficiência do mineral pode trazer problemas à saúde

Além do ferro e das diversas vitaminas que o corpo precisa diariamente, outro mineral que tem chamado a atenção pela sua importância nas funções celulares e que, se estiver em falta pode ocasionar em deficiências nutricionais, é o magnésio. Contudo, um pouco menos conhecido do que esses outros nutrientes, muita gente se pergunta qual alimento é rico em magnésio, afim de conhecer as fontes desse mineral e consumi-lo adequadamente.

Importância do nutriente

O magnésio é importante para o bom funcionamento dos ossos. Segundo um estudo publicado pelo The Journal of Nutritional Biochemistry, a deficiência grave do mineral pode comprometer a densidade mineral óssea e agravar a reabsorção de nutrientes.

Por isso, é preciso fazer exames periódicos com acompanhamento de um nutricionista para saber se você não está com falta de magnésio na sua alimentação. E, também, vale conhecer qual alimento é rico em magnésio para entender como inclui-lo na dieta. Para responder essa pergunta, faça nosso teste a seguir e descubra onde encontrar o mineral.

Teste: qual alimento é rico em magnésio?

Escolha uma alternativa para cada uma das perguntas a seguir:

Mesa com diversas oleaginosas em potes

As oleaginosas e algumas frutas e verduras estão entre as fontes do mineral | Imagem: Freepik

1. Qual destas oleaginosas é a mais rica em magnésio?




Acertou quem respondeu alternativa B, a castanha-do-brasil crua. Essa oleaginosa, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), possui 365 mg de magnésio em uma porção de 100 g. Na sequência vem a castanha-de-caju torrada com 237 mg, a amêndoa torrada com 222 mg e o amendoim cru com 171 mg.

2. Qual destes tipos de feijão cozido tem uma maior quantidade de magnésio?




A resposta certa é a C, o feijão jalo. Em 100 g de feijão do tipo jalo cozido, é possível encontrar aproximadamente 44 mg de magnésio, de acordo com a TACO. Na sequência vem o rosinha, com 43 mg. Já o carioca e o rajado possuem 42 mg do mineral.

3. O espinafre refogado tem mais magnésio do que a couve-manteiga refogada. Essa afirmação é:


A afirmação é verdadeira. O espinafre-da-nova-zelândia refogado, em 100 g, tem aproximadamente 123 mg de magnésio, segundo a TACO. Já a couve-manteiga refogada tem somente 26 mg na mesma quantidade de porção.

4. Dentre as frutas, qual destas opções é a mais rica em magnésio?




A resposta certa é a B, coco. Essa fruta tem em uma porção de 100 g crua cerca de 51 mg de magnésio. A jaca tem aproximadamente 40 g, o maracujá contém 28 mg e a banana do tipo prata possui 26 mg.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Marina B. et al. Severe magnesium deficiency compromises systemic bone mineral density and aggravates inflammatory bone resorption. The Journal of Nutritional Biochemistry, 2020.

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, 2011.

Leia também



Assine nossa newsletter: