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Você sabe qual alimento é rico em magnésio? Conheça fontes do nutriente no nosso teste

Postado em 6 de agosto de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Vale ficar atento, pois a deficiência do mineral pode trazer problemas à saúde

Além do ferro e das diversas vitaminas que o corpo precisa diariamente, outro mineral que tem chamado a atenção pela sua importância nas funções celulares e que, se estiver em falta pode ocasionar em deficiências nutricionais, é o magnésio. Contudo, um pouco menos conhecido do que esses outros nutrientes, muita gente se pergunta qual alimento é rico em magnésio, afim de conhecer as fontes desse mineral e consumi-lo adequadamente.

Importância do nutriente

O magnésio é importante para o bom funcionamento dos ossos. Segundo um estudo publicado pelo The Journal of Nutritional Biochemistry, a deficiência grave do mineral pode comprometer a densidade mineral óssea e agravar a reabsorção de nutrientes.

Por isso, é preciso fazer exames periódicos com acompanhamento de um nutricionista para saber se você não está com falta de magnésio na sua alimentação. E, também, vale conhecer qual alimento é rico em magnésio para entender como inclui-lo na dieta. Para responder essa pergunta, faça nosso teste a seguir e descubra onde encontrar o mineral.

Teste: qual alimento é rico em magnésio?

Escolha uma alternativa para cada uma das perguntas a seguir:

Mesa com diversas oleaginosas em potes

As oleaginosas e algumas frutas e verduras estão entre as fontes do mineral | Imagem: Freepik

1. Qual destas oleaginosas é a mais rica em magnésio?




Acertou quem respondeu alternativa B, a castanha-do-brasil crua. Essa oleaginosa, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), possui 365 mg de magnésio em uma porção de 100 g. Na sequência vem a castanha-de-caju torrada com 237 mg, a amêndoa torrada com 222 mg e o amendoim cru com 171 mg.

2. Qual destes tipos de feijão cozido tem uma maior quantidade de magnésio?




A resposta certa é a C, o feijão jalo. Em 100 g de feijão do tipo jalo cozido, é possível encontrar aproximadamente 44 mg de magnésio, de acordo com a TACO. Na sequência vem o rosinha, com 43 mg. Já o carioca e o rajado possuem 42 mg do mineral.

3. O espinafre refogado tem mais magnésio do que a couve-manteiga refogada. Essa afirmação é:


A afirmação é verdadeira. O espinafre-da-nova-zelândia refogado, em 100 g, tem aproximadamente 123 mg de magnésio, segundo a TACO. Já a couve-manteiga refogada tem somente 26 mg na mesma quantidade de porção.

4. Dentre as frutas, qual destas opções é a mais rica em magnésio?




A resposta certa é a B, coco. Essa fruta tem em uma porção de 100 g crua cerca de 51 mg de magnésio. A jaca tem aproximadamente 40 g, o maracujá contém 28 mg e a banana do tipo prata possui 26 mg.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Marina B. et al. Severe magnesium deficiency compromises systemic bone mineral density and aggravates inflammatory bone resorption. The Journal of Nutritional Biochemistry, 2020.

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, 2011.

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