fbpx


Você sabe qual tipo de pão é mais saudável? Faça o teste e descubra

Postado em 25 de março de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Veja quais opções são mais nutritivas para o seu café da manhã

Com manteiga, geleia, requeijão ou simplesmente puro, o pão se tornou um alimento querido em muitos lares brasileiros, principalmente no café da manhã. Mas por trás da sua casca crocante, existem muitas dúvidas a respeito dos nutrientes presentes em cada tipo desse alimento. Há quem o evite pelo seu alto valor calórico, ou pelos carboidratos. Outros preferem versões integrais, com mais fibras, ou à base de grãos e cereais mais saudáveis como a aveia e a linhaça. Os tipos são muitos, mas qual pão será que é mais saudável?

Se você já tem algum palpite, é hora de testar seus conhecimentos sobre esse alimento polêmico no nosso quiz. Para cada pergunta, clique sobre a alternativa que considerar correta que a resposta aparecerá. Será que você sabe tudo mesmo sobre pão? Descubra:

Teste: qual tipo de pão é mais saudável?

O preparo e o consumo de pães aumentou com a pandemia, mas qual versão será que a é a melhor?

Pães

Imagem: Freepik

1. Ao compararmos 100 g de pão de queijo com 100 g de pão francês, qual dos dois é mais nutritivo?

Quem respondeu B, acertou. Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, o pão de queijo é uma opção mais calórica e gordurosa, com 363 kcal e 24,6 g de lipídeos, comparado ao pão francês, com 300 kcal e 3,1 de gorduras. Além disso, o pão francês possui mais fibras: 2,3 g contra 0,6 g. Ainda assim, é preciso ter cautela com ambas as opções, já que são ricas em carboidratos. É preferível optar por pães integrais e com mais fibras.

2. Em comparação com o pão de forma integral, o pão francês é mais rico em qual destes nutrientes:

Ponto para quem disse A. Apenas o sódio é mais presente no pão francês (648 mg) do que no pão de forma integral (506 mg). E dentre os nutrientes citados, é um dos que mais requer atenção, pois seu excesso pode causar doenças como hipertensão arterial.

3. Qual destes pães é mais rico em fibras?

A resposta correta é a D. O pão de aveia possui 6 g de fibras em cada porção de 100 g, mais que o dobro do que o pão de forma, com apenas 2,5 g. O de milho conta com 4,3 g e o de soja apresenta 5,7 g.

4. É preciso ler atentamente as informações dos rótulos nos pães, pois alguns podem conter um conservante capaz de aumentar a glicemia. Trata-se do:

A resposta certa é a C. O propionato é um conservante usado na indústria alimentícia e é misturado a outros nutrientes do pão, como o sódio e o cálcio. Em altas quantidades, ele pode afetar a atividade da insulina no organismo, por isso é preciso ter cautela e ler o rótulo dos pães comprados para checar se esse ingrediente está presente.

Agora que você sabe qual é o pão mais saudável para consumir, que tal colocar a mão na massa e preparar receitas nutritivas em casa? Nosso time de nutricionistas tem várias dicas saborosas! Confira clicando aqui.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Marta S. et al. Consumer Choices in the Bread Market: The Importance of Fiber in Consumer Decisions. Nutrients, 2021.

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, 2011.

Assine nossa newsletter: