fbpx

Mudar a alimentação reduz o risco de doenças crônicas?

Postado em 11 de janeiro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Hábitos saudáveis precisam ir além da alimentação

Uma mulher idosa e um homem idosos sorrindo. Ela olha para ele e ele, para a câmera

A alimentação é um fator de risco essencial para doenças crônicas | Imagem: Shutterstock

Você já parou para pensar que cada alimento que consome, seja uma fruta ou um pedaço de pizza, impacta o seu organismo? Por isso, seguir uma boa alimentação, com acompanhamento profissional, pode ajudar a evitar fatores de risco cardiovasculares.

Ao menos é isso que sugere um estudo divulgado pelo Nutrition Journal, feito com pacientes australianos. Os cientistas avaliaram que a dieta é um fator de risco essencial para doenças crônicas e uma preocupação crescente entre os idosos. E, por esse motivo, decidiram examinar as mudanças nos padrões alimentares ao longo de quatro anos.

Como parte da pesquisa, dois padrões alimentares foram consistentemente identificados em homens e mulheres durante esse período. O primeiro deles sugeriu o consumo elevado de vegetais, frutas e carne branca, enquanto o segundo apontava um maior consumo de carne vermelha e alimentos processados.

Alimentação x doenças crônicas: bons hábitos importam

Como resultado, o grupo que seguiu o primeiro padrão alimentar no estudo teve um aumento nos hábitos saudáveis ​e preventivos ​ao longo dos quatro anos, com um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Para o gastroenterologista Dan Waitzberg, embora esse estudo epidemiológico tenha várias limitações metodológicas, ainda demonstra associações entre uma ingestão mais saudável de frutas, legumes e vegetais com a diminuição do risco de fatores que afetam a saúde cardiovascular em homens.

Além disso, o estudo também analisou que a prática de bons hábitos, como um consumo menor de álcool e tabaco, além da realização de atividades física, foi de extrema importância como fatores positivos nessa prevenção.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Consultoria do Comitê Científico Nutritotal: Dr. Dan Waitzberg, professor associado do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP e diretor do GANEP Nutrição Humana.

Thorpe M. et al. Education and lifestyle predict change in dietary patterns and diet quality of adults 55 years and over. Nutrition Journal, 2019.

Leia também



Assine nossa newsletter: