fbpx


Qual é a dose adequada de vitamina D para o paciente com câncer?

Postado em 22 de maio de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Confira também fatores que podem contribuir com a deficiência desse nutriente

Conhecida por ser importante para o sistema imunológico e para a saúde óssea, a vitamina D tem sido estudada também na prevenção e tratamento de outras doenças, em especial o câncer.

Cientistas de um estudo publicado pelo periódico Clinical Nutrition avaliaram que, de fato, a vitamina D pode interferir na transformação de tumores e apoia a função anticâncer do sistema imunológico. Porém, o que ainda não se sabia era a quantidade necessária dessa vitamina como suplemento para prevenir a formação do câncer.

Pessoa com luvas segurando frasco de vitamina D

Imagem: Freepik

Para isso, os pesquisadores estudaram a frequência da deficiência de vitamina D em pacientes com câncer e caracterizaram os fatores clínicos que podem predispor esses pacientes à diminuição da concentração de vitamina D.

A dose ideal

Ao todo, foram avaliados 500 pacientes com diagnóstico de doença neoplásica, alguns dos quais declararam suplementação de vitamina D em longo prazo com várias doses. Como resultado, a deficiência da vitamina foi diagnosticada em 66,8% dos pacientes com câncer e até mesmo em 31,6% dos que declararam fazer a suplementação de vitamina D.

Dentre os fatores que foram identificados como predispostos a facilitarem a deficiência de vitamina D estão a idade avançada, o sexo masculino, o diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço e a perda de massa corporal.

Para que esses pacientes não tivessem essa deficiência, a dose de vitamina D indicada seria de 2.250 UI, diariamente. Para saber mais sobre a deficiência de vitamina D e fontes desse nutriente na alimentação, clique aqui.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Aleksandra K. et al. Cross-sectional observational study – Investigation of vitamin D concentration in Caucasian cancer patients. what is the adequate dose of vitamin D for these patients? Clinical Nutrition, 2021.

-

Assine nossa newsletter: