Fitoterapia para emagrecer: 3 mitos e verdades!
Hoje, a nutricionista Danielle Fontes conta todos os detalhes relacionados à fitoterapia para emagrecer. Caso você esteja em busca de mais informações sobre o assunto, acompanhe os 3 maiores mitos e verdades destacados.
Quer ter acesso a esse conteúdo em vídeo? É só conferir ao final do texto! Siga com a Nutritotal nesta descoberta.
1. Suco de abóbora, salsa e limão ou água de berinjela emagrecem
Mito. É comum imaginarmos que sucos de alimentos como abóbora, salsa e limão, ou ainda, água de berinjela, tenham o poder fitoterápico para emagrecer. Mas estes produtos não podem, isoladamente, promover emagrecimento: o que faz você emagrecer são mudanças de hábitos.
Alimentação saudável é melhor do que só perder peso, mostra estudo.
2. Canela e chá de hibisco são fitoterápicos para emagrecer
A canela e o chá de hibisco são bastante conhecidos entre os substratos de fitoterapia para emagrecer. A canela tem ação que diminui a glicemia, mas não apenas quando utilizada na culinária. Chás, infusões e cápsulas de extratos padronizados de canela auxiliam no emagrecimento, e assim como os chás de hibisco, precisam ser individualizados por um fitoterapeuta.
A quantidade de infusões de chás ou outras formas de consumo, vai depender de como está o seu fígado, da digestão e outra série de individualidade do seu corpo. E apenas um profissional especializado poderá realizar essa análise para um emagrecimento saudável.
Mudanças no padrão alimentar nos últimos anos já impactam o coração.
3. Vinagre de maçã emagrece
Nos últimos tempos, o vinagre de maçã é divulgado como um dos maiores elementos em fitoterapia para emagrecer. Mas lembre-se, não existe pílula milagrosa para o emagrecimento. O que sabemos, é que o vinagre de maçã é rico em uma substância chamada ácido acético que, comprovadamente, auxilia o corpo em uma série de ações como:
- ação microbiana;
- ação antioxidante;
- diminuição dos níveis de triglicérides e colesterol HDL.
Colesterol HDL pode sinalizar risco cardíaco em pacientes diabéticos.
Quanto ao vinagre de maçã, poucos estudos clínicos ajudam a comprovar a relação do uso com a perda de peso. Então, a melhor maneira de introduzi-lo ao dia a dia, é através da alimentação de maneira saudável, na salada ou em compotas – e não como uma pílula mágica.
Gostou do conteúdo? Acompanhe o vídeo:
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.