fbpx


Colesterol HDL pode sinalizar risco cardíaco em pacientes diabéticos

Postado em 3 de julho de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Entenda como os hábitos alimentares podem impactar na saúde do seu coração

O corpo humano costuma buscar pelo equilíbrio natural para que possa funcionar de forma saudável. Um exemplo dessa simetria está no nosso colesterol, onde há o “bom” (HDL) e o “ruim” (LDL). E mais do que apenas lipoproteínas presentes no nosso corpo, eles podem indicar o risco de doenças que afetam a saúde do coração.

Porém, nossos hábitos diários podem impactar nessa previsão. Ao menos é isso que sugere um estudo publicado pelo periódico americano The American Journal of Clinical Nutrition, que avaliou como a funcionalidade do colesterol HDL pode ser afetada na presença de uma comorbidade: o diabetes mellitus (DM).

Para isso, foram entrevistados mais de 90 mil voluntários, sendo que cerca de 8 mil deles tinham diabetes. Os pesquisadores analisaram como o coração desses pacientes reagia conforme o passar dos anos de acompanhamento e como as concentrações de colesterol eram capazes de afetar na prevenção de eventos cardiovasculares.

Médica segurando coração de borracha

Imagem: Freepik

Previsão sob risco

Como resultado, após cerca de 10 anos de estudo, foram relatados mais de 5 mil eventos cardiovasculares. Desse número, foi possível observar que altas concentrações de colesterol HDL são capazes de aumentar o risco de doenças do coração em pessoas com ou sem diabetes.

No entanto, em indivíduos com baixas concentrações de colesterol HDL e com diabetes mellitus não obtiveram êxito no que diz respeito em prever o risco futuro de doenças cardiovasculares.

Por isso, é importante seguir hábitos saudáveis na alimentação para que esse tipo de evento não aconteça. Leia o nosso guia sobre diabetes e conheça os alimentos que reduzem o colesterol para cuidar da sua alimentação.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Zhijun W. et al. Different associations between HDL cholesterol and cardiovascular diseases in people with diabetes mellitus and people without diabetes mellitus: a prospective community-based study. The American Journal of Clinical Nutrition, 2021.

-

Assine nossa newsletter: