fbpx

Alimentação saudável é melhor do que só perder peso, mostra estudo

Postado em 7 de novembro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Dieta do tipo mediterrânea pode ser aliada da saúde a longo prazo

Quando se fala em emagrecer de forma saudável, muita gente recorre a dietas, suplementos e outras formas de perder peso, sem se preocupar com o preço a ser pago. Por outro lado, há quem prefira seguir uma alimentação mais equilibrada, independentemente do resultado ser a curto ou longo prazo. Afinal, entre as duas opções, existe uma mais indicada? Um estudo mostrou a resposta, confira a seguir.

Pessoa colocando azeite em salada

Imagem: Freepik

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Uppsala, na Suécia, ter uma alimentação saudável pode ser mais benéfico do que apenas perder peso. Para chegar a essa conclusão, os cientistas compararam dois indicadores de saúde bastante conhecidos: o Índice de Massa Corpórea (IMC) e a dieta mediterrânea.

Mais de 79 mil homens e mulheres com idade média de 61 anos foram acompanhados ao longo do estudo, por cerca de 20 anos. O IMC foi categorizado em peso normal, sobrepeso e obesidade. Já a adesão à dieta tipo mediterrânea foi avaliada por meio de pontuações de acordo com hábitos alimentares. O grupo consumiu alimentos como legumes, frutas, nozes, grãos integrais e azeite de oliva, além de peixe e laticínios fermentados.

Também foram observados outros fatores como nível de escolaridade, estado civil, exercício físico, altura, ingestão energética, hábito de fumar, índice de comorbidades e diabetes.

Alimentação saudável x perder peso

Como resultado, aqueles que seguiram a dieta mediterrânea, mesmo os que estavam com sobrepeso, tiveram um menor risco de mortalidade por doenças relacionadas à obesidade em comparação a quem reduziu os valores do IMC por outros métodos.

Com isso, a pesquisa sugere que a qualidade da dieta modifica a associação entre o IMC e todas as causas de mortalidade em mulheres e homens.

Porém, os cientistas também alertam que uma alimentação saudável pode não ser o suficiente para prevenir o risco de mortalidade por doenças cardiovasculares em pessoas que estavam no grupo de obesidade, e nesses casos, é preciso ter acompanhamento médico e nutricional para cada paciente.

Conclusão: emagrecer de forma saudável, por meio de uma dieta equilibrada, é a melhor opção. Contar com o respaldo de um nutricionista para elaboração de plano alimentar personalizado e manter bons hábitos como prática regular de exercícios físicos também beneficia a saúde.

Quer saber o que mais contribui com o emagrecimento saudável? A nutricionista Danielle Fontes comparou dietas e listou o que priorizar no prato para perder peso. Assista.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Karl M. et al. Combined associations of body mass index and adherence to a Mediterranean-like diet with all-cause and cardiovascular mortality: A cohort study. Universidade de Uppsala, PLOS Medicine, 2020.

Leia também



Assine nossa newsletter: