Quais são os benefícios do arroz integral? Mitos e verdades sobre o alimento

Postado em 9 de março de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Entenda por que ele é mais saudável que o arroz branco

O arroz é o alimento mais consumido pelos brasileiros, segundo o último Inquérito Nacional de Alimentação. E além de ser uma fonte de carboidratos importante para a nutrição, ele ainda combina com leguminosas como o feijão e fontes de proteínas tanto de origem animal quanto vegetal. Mas há uma opção ainda melhor ao famoso arroz branco tradicional: o arroz integral. Os benefícios do arroz integral são superiores graças aos nutrientes presentes em sua composição quando comparado com o arroz branco tradicional.

Com a consistência um pouco mais rígida, esse grão pode ser uma opção mais saudável no prato, inclusive quando falamos em prevenção de doenças.

Para conhecer melhor quais os benefícios do arroz integral, explicamos alguns mitos e verdades sobre o alimento a seguir:

4 mitos e verdades sobre os benefícios do arroz integral

O grão carrega algumas vantagens nutricionais sobre a versão branca tradicional. Veja quais são elas:

Mesa com arroz integral em bowl de madeira, ao lado de pá

Vale a pena substituir o arroz branco pela versão integral no prato | Imagem: Shutterstock

Substituir o arroz branco pelo integral pode ajudar a diminuir o risco do diabetes

Verdade. De acordo com um estudo publicado pelo Archives of Internal Medicine, optar pelo arroz integral pode estar associado a um risco significativamente menor de se desenvolver diabetes. Segundo os cientistas, por meio de uma análise comparando os dois tipos de arroz, foi possível encontrar uma associação inversa entre o consumo dos grãos integrais e o risco de diabetes.

Quem tem doença celíaca não pode consumir arroz integral

Mito. Uma pesquisa divulgada no periódico Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety mostrou que o consumo de arroz integral pode ser feito normalmente por pessoas que sofrem de doença celíaca. E além disso, a farinha de arroz integral é uma opção sem glúten para evitar consumo de farinha de trigo e pode ser utilizada em pães, massas e lanches caseiros.

O arroz integral pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e a reduzir o colesterol

Verdade. O estudo do Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety também analisou como o arroz integral presente na alimentação pode auxiliar no tratamento e prevenção da obesidade e doenças metabólicas. Os pesquisadores descobriram que dietas contendo o alimento eram mais eficazes na redução do ganho de peso e na melhoria dos parâmetros lipídicos, enquanto as com ingestão de arroz branco mostraram efeito negativo. Além disso, o arroz integral foi sugerido para melhorar o risco de doença cardiovascular e ter uma potencial atividade antiobesidade com redução do colesterol em comparação ao arroz branco.

O arroz integral tem mais fibras que o arroz tipo 1

Verdade. Dados da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) mostram que 100 g do arroz tipo 1 cozido contam com 128 kcal e 1,6 g de fibras. Já a mesma quantidade na versão integral possui um pouco menos de calorias (124 kcal) e uma maior quantidade de fibras: 2,7 g.

Agora que você já sabe os reais benefícios do arroz integral, que tal aprender dicas para prepará-lo?

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Souza A. et al. Alimentos mais consumidos no Brasil: Inquérito Nacional de Alimentação. 2008-2009

Qi S. et al. White Rice, Brown Rice, and Risk of Type 2 Diabetes in US Men and Women. Archives of internal medicine, 2010.

Saleh A. et al.Brown Rice Versus White Rice: Nutritional Quality, Potential Health Benefits, Development of Food Products, and Preservation Technologies. Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety, 2019.

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, 2011.

Leia também



Assine nossa newsletter: