fbpx


Atenção: o horário do jantar interfere diretamente no ganho de peso

Postado em 8 de maio de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Descubra se é melhor fazer sua refeição mais cedo ou mais tarde

Quando o assunto é jantar, você tem preferência por fazer essa refeição mais cedo, até umas sete horas da noite, ou é do time que deixa para comer logo antes de dormir? Pois saiba: a escolha do horário do jantar pode impactar no ganho de peso diário. A revelação foi feita por um estudo publicado pelo periódico The American Journal of Clinical Nutrition. E afinal, é melhor comer mais cedo ou mais tarde? Descubra a seguir.

Relógio em cima de prato

Imagem: Freepik

Horário do jantar x ganho de peso

Os pesquisadores avaliaram se a alimentação tardia poderia estar associada à obesidade e aos fatores de risco cardiometabólico ou se estaria mais propensa a apresentar uma maior taxa de perda de peso.

Para fazer esse comparativo, os cientistas avaliaram dois grupos com mais de 3.000 participantes ao longo de 19 semanas. Um recebia o jantar cedo e o outro a refeição tardia. E olha só o que foi observado: como resultado, os que comeram tarde tinham maior índice de massa corporal (IMC), maiores concentrações de triglicerídeos e menor sensibilidade à insulina em comparação com o grupo que jantava cedo.

Além disso, os que comeram tarde tiveram maiores concentrações do hormônio da saciedade, chamado de leptina, pela manhã. Em média, os que comeram tarde tiveram uma taxa semanal média de perda de peso 80 g menor em comparação com os primeiros comedores.

Sendo assim, os cientistas sugerem que a alimentação tardia está associada a fatores de risco cardiometabólico e redução da eficácia de uma intervenção para perda de peso. Não quer dormir com essa? Então reorganize a rotina e priorize jantar mais cedo. E pode apostar: você vai até ter um sono de melhor qualidade indo deitar sem estar de barriga cheia!

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Hassan S. et al. Late eating is associated with cardiometabolic risk traits, obesogenic behaviors, and impaired weight loss. The American Journal of Clinical Nutrition, 2021.

-

Assine nossa newsletter: