fbpx


Atenção à deficiência de vitamina B12 nas crianças

Postado em 20 de janeiro de 2021 | Autor: Colunistas Convidados

Mário Cicero Falcão

Mário Cicero Falcão* é especialista em Pediatria com atuação em Nutrologia Pediátrica

Diferentemente da maioria das vitaminas solúveis em água, a vitamina B12, também chamada de cobalamina, destaca-se por ser armazenada em grande quantidade no organismo humano. Graças a essa capacidade, uma deficiência dessa vitamina demora mais tempo para apresentar suas manifestações clínicas.

A vitamina B12 é fundamental para formação, integridade e amadurecimento dos glóbulos vermelhos no nosso corpo e na produção da bainha de mielina, que é uma capa de tecido que recobre os nervos. Nas crianças, ela também auxilia no desenvolvimento neurológico.

Sendo assim, a deficiência dessa vitamina pode causar anemia, onde os glóbulos vermelhos ficam maiores mas não funcionam completamente, e até neuropatia (doença dos nervos), pois a capa que recobre os nervos sofre alterações.

Fontes vitamínicas de vitamina B12 para crianças

A vitamina B12 está presente em alimentos de origem animal, especialmente em peixes de águas frias e profundas, como salmão, truta e atum, além de fígado, carne de porco, leite e derivados, ovos e ostras. Na raça humana, a vitamina B12 provém estritamente de produtos de origem animal obtidos pela alimentação.

A maior causa da deficiência de vitamina B12, tanto em crianças como em adultos, são as dietas restritivas (vegetarianas e veganas), fato cada vez mais presente na população pediátrica, por opção dos pais em escolherem uma dieta com isenção de alimentos de origem animal.

Por isso, ante a opção de uma dessas dietas pela família, uma atenção especial deve ser dada à deficiência da vitamina B12, especialmente nas crianças, e a única maneira de se evitar essa deficiência é fazer a suplementação dessa vitamina.

Como normalmente essas crianças não apresentam dificuldades para absorver a vitamina B12, a suplementação pode ser feita por boca, uma vez por semana. Caso essas crianças já apresentem quadro sugestivo dessa deficiência, o tratamento deve ser com injeção intramuscular de vitamina B12.

 

*Mário Cícero Falcão é doutor em Pediatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professor Colaborador do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Especialista em Pediatria com área de atuação em Nutrologia Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Especialista em Nutrição Parenteral e Enteral pela BRASPEN. Médico da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP. Editor associado da Revista Brasileira de Nutrição Clínica. Editor executivo da Revista Paulista de Pediatria. Coordenador da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN) do Hospital Santa Catarina, São Paulo. Membro do Departamento de Suporte Nutricional da Sociedade Brasileira de Pediatria. Membro do Departamento de Nutrologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

-

Assine nossa newsletter: