Na semana passada, você conferiu o que é a nutrição enteral, como ela é aplicada e as diferenças entre ela e a nutrição parenteral. Hoje, falaremos um pouco mais sobre o processo para conseguir que uma pessoa possa ser alimentada por meio de uma sonda e como pedir a dieta enteral pelo SUS.
O pedido é realizado por um nutricionista e um nutrólogo após a avaliação ou consulta. O profissional vai verificar as condições de peso, altura, idade e sexo. Dependendo da doença e das condições financeiras do paciente é traçado um planejamento para ele.
Nem todos sabem, mas existe a possibilidade de receber a dieta enteral pelo SUS. Existe um programa do Governo que dá o direito do paciente de receber sua dieta enteral sem custos quando está em casa com sonda.
Os processos burocráticos da dieta enteral pelo SUS
A burocracia é grande e o tempo de espera para que a papelada seja aprovada também, mas acredito que a tentativa sempre vale a pena. O nutricionista preenche um formulário do governo do estado, especificando o tipo da dieta enteral e o motivo pelo qual o paciente precisa usar a dieta.
O documento, então, é assinado e carimbado não só pelo nutricionista, mas pelo médico responsável pelo paciente e pelo gerente da UBS ou hospital onde houve o atendimento ou a internação.
Por fim, anexado à documentação, há um relatório que descreve a situação de saúde e socioeconômica da pessoa solicitante.
*Luciana Logullo é nutricionista clínica formada pelo Ganep Nutrição Humana. Também possui graduação em fisioterapia e especialização internacional em Nutrição Parenteral e Enteral.