fbpx


Como a dieta vegetariana ajuda a controlar melhor o diabetes

Postado em 12 de setembro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Mudanças no prato podem evitar fatores de risco da doença

Pessoa segurando recipiente de vidro com salada de folhas e frutas

A alimentação vegetariana pode oferecer benefícios para a saúde | Imagem: Freepik

Trocar um pedaço de carne ou de frango por alimentos de origem vegetal no dia a dia tem se tornado um hábito frequente entre os brasileiros. Cada vez mais, a dieta vegetariana ganha espaço e, mais do que somente uma escolha, ela pode trazer benefícios à saúde.

Um exemplo estudado pelos cientistas e publicado no periódico Clinical Nutrition é como a dieta vegetariana pode ajudar pessoas com diabetes a controlarem o índice glicêmico e outros fatores de risco à saúde.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores realizaram um ensaio clínico aleatório por volta de três semanas, avaliando o efeito da dieta vegetariana em indivíduos diabéticos. Foram levados em conta alguns marcadores de controle glicêmico, os lipídios no sangue, o peso corporal, a gordura corporal e a pressão arterial.

Dieta vegetariana e diabetes

Como resultado, seguir uma dieta vegetariana reduziu significativamente a hemoglobina glicada, a glicose em jejum, o peso corporal, o índice de massa corpórea (IMC) e a circunferência da cintura, que são fatores relacionados ao diabetes.

Com isso, os cientistas puderam concluir que os padrões alimentares vegetarianos podem ser capazes de melhorar o controle glicêmico e o peso corporal em indivíduos com diabetes, apoiando sua inclusão no controle do diabetes.

Mas vale ressaltar que mais estudos são necessários para entender melhor essa relação entre a alimentação vegetariana e o diabetes.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Effie V. et al. Effect of vegetarian dietary patterns on cardiometabolic risk factors in diabetes: A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Clinical Nutrition, 2019.

Assine nossa newsletter: