fbpx


Como o açaí pode ajudar pessoas com sobrepeso

Postado em 21 de dezembro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Os poderes da fruta amazônica foram estudados por pesquisadores brasileiros

Mesa com colheres de pau e diversos tipos de açaí, em fruta, em pó... A fruta pode ser uma aliada de quem está com sobrepeso.

O consumo da fruta pode reduzir o estresse oxidativo em pessoas com sobrepeso | Imagem: Shutterstock

O açaí é uma fruta amazônica que virou paixão nacional. No Sul e Sudeste, a versão mais conhecida é a polpa misturada com xarope de guaraná e outros componentes, sendo consumida como sobremesa. Mas na sua região de origem, no Norte, é comum o consumo dela in natura como acompanhamento ou molho de peixes e refeições salgadas.

E o consumo da fruta tem sido alvo de estudos a respeito de fatores que contribuem para evitar o sobrepeso. Um grupo de pesquisadores brasileiros avaliou os efeitos de uma dieta hipocalórica associada ao consumo de polpa de açaí sobre o estresse oxidativo, em pessoas acima do peso. O resultado do estudo foi divulgado no periódico Clinical Nutrition.

Foram recrutadas 125 pessoas com um IMC maior ou igual a 25 kg/m², entre 20 e 59 anos, sendo que apenas 69 pessoas finalizaram o estudo. Os participantes foram divididos em dois grupos que recebiam as dietas, mas um com 200 g de açaí congelado e outro com placebo.

Redução de medidas: os efeitos do açaí em pessoas com sobrepeso

Como resultado, a massa corpórea e o IMC reduziram em ambos os grupos. Mas o grupo que ingeriu o açaí apresentou alterações metabólicas com diminuição da concentração de componentes relacionados à oxidação. Dessa maneira, os pesquisadores puderam concluir que a adição de 200 g da polpa de açaí juntamente a uma dieta hipocalórica é capaz de reduzir o estresse oxidativo em indivíduos com sobrepeso.

Entretanto, ainda é preciso reunir mais estudos para descobrir os efeitos do açaí em uma dieta. Na dúvida sobre se você pode incluir o açaí em seu plano alimentar, consulte um nutricionista de confiança que pode orientá-lo a respeito.

Veja também: Frutas vermelhas fazem bem ao cérebro e ao coração

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Aranha LN et al. Effects of a hypoenergetic diet associated with açaí (Euterpe oleracea Mart.) pulp consumption on antioxidant status, oxidative stress and inflammatory biomarkers in overweight, dyslipidemic individuals. Clin Nutr. 2019 Jun 12.

-

Assine nossa newsletter: