fbpx


Como os probióticos ajudam a prevenir queimaduras solares?

Postado em 24 de dezembro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Junto aos prebióticos, eles podem ser úteis contra a radiação ultravioleta na pele

Ao visitar uma praia ou piscina, você provavelmente já deve ter esquecido de passar protetor solar, o que pode ter causado queimaduras sob a sua pele. Mas além do filtro, sabia que a sua alimentação, mais especificamente os probióticos, podem ajudar a prevenir queimaduras solares?

Um estudo feito na Europa e publicado pelo periódico científico Nutrients apontou que o consumo de alimentos probióticos, como alguns tipos de iogurte, conservas e kefir, juntamente aos alimentos prebióticos (como, por exemplo, as fibras) pode ser benéfico para a proteção da pele contra danos causados pelos raios solares.

Probióticos e queimaduras solares: qual a relação?

probióticos queimaduras

Imagem: Shutterstock

Segundo os cientistas, a pele humana hospeda vários micro-organismos vivos que ajudam a manter o sistema imunológico em constante equilíbrio, e conseguem evitar danos causados por fatores ambientais, incluindo a radiação ultravioleta do Sol.

Essa radiação pode causar inflamação aguda e crônica, além de fotoenvelhecimento na pele, alterações na imunidade e até mesmo evoluir para um câncer se não tratado a tempo.

E de acordo com os pesquisadores, o uso de probióticos e prebióticos em conjunto pode ajudar na proteção contra a radiação ultravioleta por conta de suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antienvelhecimento, anticancerígenas e a favor do melasma presente na pele.

Porém, os cientistas também fazem um alerta de que ainda faltam mais estudos sobre o uso desses nutrientes de forma individual, pois muitas vezes, o consumo inadequado pode causar reações alérgicas e efeitos colaterais indesejados. Consulte seu nutricionista para entender quando e como consumir fontes de probióticos e prebióticos no seu dia a dia.

Que tal ficar por dentro das melhores e mais atuais notícias sobre nutrição? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

VijayKumar P. et al. Potential of Skin Microbiome, Pro- and/or Pre-Biotics to Affect Local Cutaneous Responses to UV Exposure. Nutrients, 2020.

 

-

Assine nossa newsletter: