A psoríase é uma doença crônica e não contagiosa caracterizada por manchas vermelhas e escamosas na pele que podem ser acompanhadas de coceira e até de dor. Com a crescente busca por uma alimentação mais saudável, quem tem essa condição passou a se perguntar: será que existe uma dieta para psoríase?
A psoríase pode se desenvolver por diversos fatores, entre eles: genética, desregulações imunológicas e gatilhos ambientais. Pensando nesse papel da imunidade é muito aceitável questionar se existe de fato uma dieta para psoríase, considerando que muitos alimentos com propriedades antioxidantes podem apoiar na redução de inflamações.
Por isso, um estudo examinou uma possível dieta para psoríase que pudesse apoiar o tratamento dessa condição. Continue lendo para saber mais:
O papel dos antioxidantes na psoríase
Os antioxidantes são substâncias que protegem as células do corpo contra danos, apoiando a redução da inflamação. É o caso da vitamina A, vitamina C, vitamina E, carotenoides, zinco e selênio, que podem ser obtidos através da dieta.
O estudo, que avaliou a presença de alimentos antioxidantes na dieta e a relação com a inflamação da pele, incluiu mais de 23 mil pessoas, sendo 621 diagnosticadas com psoríase. Os pesquisadores descobriram nessa investigação que uma maior ingestão de antioxidantes está mesmo associada a menor prevalência de psoríase.
A vitamina E, particularmente, demonstrou-se ainda mais eficaz na prevenção da psoríase, pois, os participantes que apresentaram maior consumo de fontes dessa vitamina tinham um risco reduzido de desenvolver a doença.
O que comer na dieta para psoríase?
De acordo com o estudo, a vitamina E mereceu destaque no assunto psoríase. Contudo, os pesquisadores reforçam que a combinação de antioxidantes na dieta é muito mais promissora no tratamento do que a ingestão de apenas um deles.
Então, o que você, que tem psoríase, pode comer para reduzir as inflamações causadas na pele? Como descrito anteriormente, os nutrientes antioxidantes podem ser encontrados nos alimentos, por isso, para facilitar suas escolhas na hora de montar uma dieta para psoríase, criamos a tabela abaixo que traz as fontes alimentares dos principais antioxidantes:
Nutriente antioxidante | Onde encontrar? |
Vitamina A | Fígado bovino, cenoura, batata-doce, espinafre, couve, manga e pimentão vermelho |
Vitamina C | Acerola, kiwi, laranja, morango, mamão, pimentão vermelho, brócolis, agrião, tomate e goiaba |
Vitamina E | Amêndoas, avelãs, óleo de algodão, açaí, abóbora cabotiã e castanha-do-Brasil |
Carotenoides | Cenoura, batata-doce, espinafre, pimentão vermelho, tomate, melancia, abóbora, couve, manga e mamão |
Zinco | carne bovina, ostra, caranguejo, soja, feijão vermelho, feijão preto, castanha-de-caju e chia |
Selênio | Castanha-do-Brasil, polvo, sardinha, camarão, frango, ovo, arroz integral e queijo minas |
Além desses alimentos, busque manter uma alimentação saudável e equilibrada. Consuma mais vegetais, inclua ao menos 3 porções de frutas por dia, evite frituras, carnes com muita gordura e alimentos industrializados com uma longa lista de ingredientes.
E hidrate-se! Para uma saúde completa, não só para o tratamento de uma condição, é preciso praticar hábitos alimentares e de vida saudáveis.
Leia também, você pode gostar:
- Probióticos, benefícios muito além da saúde intestinal! (esse fala de psoríase também!)
- Benefícios do chá verde para a pele
- Sementes de girassol são boas para a pele?
Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais dicas de como cuidar da sua saúde!
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referências
Song, B., Liu, W., Du, L. et al. The association of psoriasis with composite dietary antioxidant index and its components: a cross-sectional study from the National Health and Nutrition Examination Survey. Nutr Metab (Lond) 21, 76 (2024). https://doi.org/10.1186/s12986-024-00850-8
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 7.2.