fbpx


Qual é a dieta mais indicada para quem tem psoríase?

Postado em 29 de outubro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Estilo de alimentação pode impactar nas reações dessa doença autoimune

A psoríase é um problema de saúde caracterizado por sintomas como coceira, surgimento de manchas escuras na pele e erupções cutâneas. Ela afeta principalmente os jovens adultos e atinge o sistema imunológico.

Apesar de não existir uma cura específica para a doença, os profissionais de saúde conhecem tratamentos capazes de amenizar os sintomas de irritação. Um desses recursos está nas escolhas alimentares, em especial em determinados tipos de dieta.

Um estudo publicado no periódico Journal of Dermatology Treatment apontou que seguir uma dieta mediterrânea pode ser uma atitude aliada para a melhora da psoríase em geral.

dieta psoríase

Imagem: Shutterstock

Asiática vs mediterrânea

Para isso, eles compararam a dieta típica da região do Mediterrâneo com outra, baseada em alimentos comuns entre os asiáticos. Mais de 100 pessoas participaram da análise, separados por idade e sexo.

Como resultado, a dieta mediterrânea se mostrou mais eficaz devido à presença de alimentos como azeite de oliva, frutas vermelhas, nozes e ovos, além de uma maior quantidade de vegetais, que estariam associados a uma menor gravidade nas irritações causadas pela doença.

Já a asiática, apesar de conter alimentos nutritivos como peixes, frutos do mar e arroz integral, teve itens que se mostraram mais prejudiciais para a severidade da psoríase, como o macarrão instantâneo.

Por fim, vale ressaltar que pacientes com psoríase devem procurar ajuda nutricional para definir o melhor plano alimentar individual.

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

 

Kawina I. et al. Dietary habits and perceptions of psoriatic patients: Mediterranean versus Asian diets. J Dermatolog Treat, 2021.

-

Assine nossa newsletter: