fbpx


4 benefícios do chá verde para a pele

Postado em 27 de novembro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Conheça os componentes da bebida e os problemas cutâneos que eles podem prevenir

Tradicionalmente usado na cultura e medicina dos países orientais, o chá verde tem ganhado notoriedade entre os brasileiros. E a própria ciência está se debruçando sobre a bebida, que tem se revelado uma poderosa fonte de benefícios para o organismo. Entre o cardápio de vantagens à saúde, o uso do chá verde para a pele tem sido bastante estudado.

E os cientistas já sabem quais são os efeitos da erva nos cuidados com a beleza. Confira a seguir:

Chá verde para a pele: 4 propriedades

A famosa Camellia sinensis pode contribuir com o tratamento de problemas dermatológicos comuns.

Mesa com chá verde em pó, em líquido e limões

O chá verde possui muitas propriedades nutricionais | Imagem: Freepik

Fatores antienvelhecimento

O chá verde é uma planta processada funcional que pode ser usada como um agente antienvelhecimento da pele em remédios naturais, incluindo alimentos, saúde e produtos cosméticos. Isso porque ele possui propriedades que atuam em células de melanoma e fibroblastos da pele humana.

Protege contra raios UVB

Um dos principais componentes presentes no chá verde é capaz de proteger a pele contra a infiltração de leucócitos provenientes dos raios UVB da exposição solar. Segundo pesquisas, a planta pode ser útil até em seu uso tópico.

Combate a acne

As propriedades presentes nas folhas de chá verde podem diminuir a produção de sebo nas glândulas responsáveis pelo surgimento de cravos e espinhas, desobstruindo os poros da pele.

Clareamento de pele

Outro ponto encontrado pela ciência é que produtos naturais de clareamento da pele que continham derivados de chá verde, ricos em polifenóis, foram capazes de inibir uma enzima presente na pele chamada de tirosinase. Ela é responsável por bloquear a melanina, composto que nos ajuda na proteção contra raios solares e responsável pela pigmentação da pele, incluindo o clareamento natural para acabar com manchas.

Outros benefícios

Não é só a pele que pode ser beneficiada pelo consumo da bebida. A nutricionista Michelle Barone revela a seguir outras propriedades desse chá. Muita gente associa sua ingestão, por exemplo, à perda de peso. Será que faz sentido isso? A especialista responde. Confira:

Quer saber mais sobre beleza e nutrição? A nutricionista Andrea Esquivel tira as principais dúvidas neste vídeo.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Puxvadee C. et al. Anti-skin aging activities of green tea (Camelliasinensis (L) Kuntze) in B16F10 melanoma cells and human skin fibroblasts. European Journal of Integrative Medicine, 2020.

Tea Polyphenols for Skin Care Karishma R. et al. Tea Polyphenols for Skin Care. Research Journal Topical and Cosmetic Science, 2015.

-

Assine nossa newsletter: