fbpx

Estudo analisa problemas de sono em pacientes com hipertensão

Postado em 18 de julho de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Hábitos podem estar relacionados com problemas na hora de dormir

Moça sentada na cama com a mão na cabeça, indicando desconforto. Crédito da imagem: tirachardz/Freepik.

Noites mal dormidas podem resultar em problemas ao longo do dia | Imagem: Freepik

Tem vezes em que mesmo após um dia exaustivo de trabalho, o sono pode demorar a vir. Com isso, são inúmeros os casos de pessoas que reclamam das noites em claro, muitas vezes associando o problema à insônia. Mas saiba que o incômodo pode estar relacionado também a outros hábitos, segundo a ciência.

Um estudo publicado pelo Journal of Human Hypertension tentou associar quais fatores estariam relacionados à baixa qualidade de sono em pessoas que sofrem de hipertensão. Para a análise, foram coletados os dados sociodemográficos, índice de qualidade do sono, fatores associados com a qualidade do sono, peso, altura, IMC, pressão sanguínea e nível de atividade física dos participantes.

Ao todo, foram avaliados 279 pacientes hipertensos, sendo a maioria masculina, com idade média de 53 anos. Desses, 24% apresentaram níveis altos de triglicerídeos, 11,8% de colesterol e 10% de LDL.

Sono x hipertensão: maus hábitos interferem

Como conclusão, fatores como histórico de tabagismo, álcool e sedentarismo foram associados à baixa qualidade de sono. Além disso, a duração de tempo de medicação, o nível de colesterol e a hipertensão em alguns níveis foram associadas significativamente com o problema.

Por outro lado, os pacientes fisicamente ativos apresentaram três vezes menos chance de desenvolverem baixa qualidade de sono.

Como conclusão, os pesquisadores apontam que um terço dos pacientes hipertensos apresentava baixa qualidade de sono, e que possibilitou concluir que a hipertensão arterial diastólica e sedentarismo são fatores ligados às noites mal dormidas.

Assista também: Aconteceu comigo: como a alimentação me ajudou a controlar a pressão alta

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Birhanu TE et al. Prevalence of poor sleep quality and its associated factors among hypertensive patients on follow up at Jimma University Medical Center. Journal of Human Hypertension, 2020.

Leia também



Assine nossa newsletter: