fbpx

Como fica a saúde da gestante e do bebê, caso ela seja infectada pela COVID-19?

Postado em 25 de abril de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Saiba se as grávidas pertencem ou não ao grupo de risco e por quê

Mulher grávida sentada. Ela está com um cobertor xadrez nas costas e segura um lenço de papel no nariz. A outra mão apóia sobre a barriga.

Os sintomas do novo coronavírus são semelhantes aos de um resfriado | Imagem: Shutterstock

Com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), é preciso redobrar os cuidados com grupos de risco, como idosos, pacientes com diabetes e pressão alta, por exemplo. Mas e quanto a gestantes e recém-nascidos, eles se encaixam nesses grupos?

Uma pesquisa feita pelo American Journal of Roentgenology decidiu investigar esses grupos específicos. Os cientistas compararam as características clínicas de 15 gestantes entre 23 e 40 anos de idade e com sintomas de pneumonia leve causada pelo novo coronavírus em fase de tratamento.

Dentre os sintomas relatados, 13 delas tiveram febre entre 37,6 e 39 °C, nove apresentaram tosse, quatro tiveram fadiga, três reclamaram de dores musculares, uma de dispneia, uma de dor de garganta, uma de diarreia e duas não apresentaram sintomas.

Resultados da análise

Ao final do estudo, 11 pacientes tiveram seus bebês e quatro continuaram grávidas. Não houve casos de morte ou aborto. Além disso, todos os sintomas desapareceram nas 15 pacientes após o tratamento, e não houve agravamento da pneumonia no período gestacional.

Com isso, os pesquisadores puderam concluir que nem a gravidez e nem o parto agravaram a pneumonia causada por COVID-19 e que nenhum dos bebês recém-nascidos teve a doença.

Outro estudo que também mostrou resultados animadores foi publicado pelo The Lancet. Segundo ele, o leite materno não é capaz de transmitir o novo coronavírus.

Mas vale ressaltar que mais pesquisas são necessárias para elucidar as conclusões dos cientistas diante dessa nova doença.

Leia também: O que a ciência já sabe sobre a alimentação e o novo coronavírus

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Liu D et al. Pregnancy and Perinatal Outcomes of Women With Coronavirus Disease (COVID-19) Pneumonia: A Preliminary Analysis. AJR Am J Roentgenol. 2020 Mar 18:1-6.

Chen H. et al. Clinical characteristics and intrauterine vertical transmission potential of COVID-19 infection in nine pregnant women: a retrospective review of medical records. The Lancet, 2020.

Leia também



Assine nossa newsletter: