fbpx

Já é possível treinar o cérebro para reduzir o açúcar

Postado em 29 de junho de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Conheça os jogos educativos que podem ajudar no treinamento diário para resistir aos doces

Mulher negando doce e comendo salada e maçã verde

Jogos podem ser aliados para contribuir com escolhas mais saudáveis nas refeições e reduzir o açúcar | Imagem: Shutterstock

Se logo depois de fazer uma refeição, você sente aquela vontade incontrolável de comer um docinho, talvez o problema não esteja no seu apetite, mas sim no cérebro. E saiba que, segundo um estudo recente feito na Universidade de Drexel (EUA), já é possível treinar a mente para reduzir o consumo de açúcar.

O estudo testou um jogo de computador que, se jogado de maneira correta, pode ser usado para treinar jogadores a comer menos açúcar, como forma de reduzir seu peso e melhorar sua saúde.

Segundo os cientistas, o açúcar adicionado é um dos maiores culpados pelo excesso de calorias na dieta e também pode estar associado a vários riscos à saúde, como o desenvolvimento do diabetes tipo 2. Por isso reduzir o consumo desse tipo de açúcar tem resultado direto na perda de peso e na redução do risco de doenças.

Jogos como tratamento para reduzir o açúcar

De acordo com a pesquisa, o uso de jogos como um quiz pelo celular tem sido propagado para tratar os impulsos e desejos causados por vícios no corpo. Atualmente, os cientistas também trabalham com uma versão ​​para ajudar as pessoas a reduzir hábitos pouco saudáveis, como fumar.

Eles afirmam ainda que esse jogo ajudou a dar aos participantes estratégias para seguir uma dieta com menos açúcar ou até mesmo sem o componente, por meio dos pensamentos e vontades de cada um.

O treinamento diário pode dar a capacidade que cada pessoa precisa, mas os pesquisadores contam que os jogos podem também ajudar a fortalecer a parte do cérebro cognitivo para não reagir ao impulso por doces, servindo como uma ferramenta complementar ao treinamento.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Forman E. et. Al. Computerized neurocognitive training for improving dietary health and facilitating weight loss. Universidade de Drexel, 2019.

Leia também