A chegada das férias é aquele momento em que as crianças aproveitam para brincar e descansar. Mas nesse período, a alimentação delas pode acabar ficando em segundo plano, especialmente se a casa não seguir mais horários ou rotina temporariamente.
Por isso, é importante se atentar às boas escolhas de lanches nos passeios das férias. Afinal, entre uma ida ao parque ou ao cinema, seu filho vai precisar de opções nutritivas para recarregar as energias. Separei três dicas a seguir para facilitar a sua organização:
Conteúdo
3 dicas para boas escolhas de lanches nas férias
Do momento que antecede o passeio até o retorno para casa, vale a pena seguir alguns cuidados:
1 – Fique de olho nos horários
Sair da rotina faz parte das férias e não há motivos para preocupação. É natural que os horários e as refeições mudem nessa época. No entanto, como é um período de tempo bastante considerável, se você se preocupa com a alimentação do seu filho durante todo o ano, é importante manter o equilíbrio nessa fase.
É perfeitamente possível se divertir bastante, sem deixar de lado os bons hábitos alimentares e a saúde, e trago algumas dicas a seguir para te ajudar:
Não pule o café da manhã
A refeição mais importante do dia não pode ser negligenciada, mesmo nas férias. É comum que as crianças acordem um pouco mais tarde, e não tem problema quando isso acontece. Mas, ao mesmo tempo, não é desculpa para pular o café e ir direto pro almoço, ou pior, sequer se alimentar só porque ela está ansiosa para ir ao passeio.
O motivo é que o café da manhã é a melhor hora para o consumo de carboidratos, responsáveis por dar energia e disposição para o restante do dia, e com isso, ela consiga aproveitar melhor as caminhadas nos passeios.
Como opções, vale a pena servir cereais integrais, aveia, pães com sementes e oleaginosas, e outras fontes desse macronutriente. Além disso, é a oportunidade de combinar frutas ricas em fibras para uma boa digestão.
Mantenha uma rotina alimentar
Uma vez que você já sabe que não dá para pular o café da manhã, tente fazer com que as outras refeições sigam horários semelhantes aos da rotina escolar. Ofereça lanches entre as refeições, especialmente durante os passeios das férias.
O almoço, mesmo em meio a um parque, área aberta ou que não tenha comida à disposição naquele momento, precisa ser planejado pelos pais. Leve sanduíches naturais, espigas de milho cozido, frutas, pães caseiros, saladas e outros lanchinhos fáceis de carregar em potes ou bolsas térmicas para que o pequeno possa se alimentar nesses momentos.
Não dê o jantar muito tarde
Por fim, se for um passeio noturno, não deixe que o jantar fique para depois. Crianças que comem muito tarde podem acabar tendo dificuldades para pegar no sono e não absorvem todos os nutrientes provenientes da alimentação. Por isso, priorize que o jantar seja antes do passeio.
E se o pequeno ficar com fome? Ofereça lanches leves, como pedaços de fruta, queijo branco ou um potinho de iogurte desnatado.
2 – Faça escolhas nutritivas
Uma vez que os horários estão definidos, é o momento de saber o que não pode faltar em cada uma das refeições durante o passeio de férias:
Dividir é preciso
Para que o cardápio dos pequenos a partir de um ano fique completo, é importante dividir a lancheira do passeio da seguinte forma: 1 fonte de proteína + 1 fonte de carboidrato + 1 fonte de vitaminas e minerais + 1 líquido.
No grupo das proteínas, experimente colocar patês caseiros à base de frango ou atum, ou então laticínios magros como iogurte natural, queijo branco, creme de ricota, entre outros. Para os carboidratos, coloque pães de queijo caseiros, pães integrais, bolo caseiro, tapioca, pipoca ou ainda biscoito de polvilho.
Na fonte de vitaminas e minerais, não poupe esforços para colorir a lancheira com frutas e legumes fresquinhos. Por fim, quanto aos líquidos, priorize água ou então água de coco, chá gelado ou suco natural.
O que não levar
Por outro lado, é melhor evitar determinados alimentos nas refeições. A lista inclui alimentos ultraprocessados como salgadinhos, balas, biscoitos recheados, chocolates, cereais processados, embutidos e frios, queijos gordurosos, refrigerantes, sucos de caixinha e achocolatados de pronto consumo, entre outros.
Mas isso quer dizer que a criança não pode consumir esses alimentos? Também não! A questão é saber moderar o consumo. O pequeno pode comer uma barrinha de chocolate ou uma bolacha, mas o problema é quando isso vira algo rotineiro ao invés de opções mais saudáveis citadas anteriormente.
3 – Mantenha a organização fora de casa
Por último, mas não menos importante, se preparar para os passeios das férias também é uma atitude a colocar na sua checklist:
Pesquise antes
Pesquise se perto de onde você vai passear há lugares para comer com as crianças com boas opções, tanto do ponto de vista de opções, quanto do ponto de vista higiênico. Procure por avaliações no Google ou nas redes sociais do lugar para conferir se são adequados.
Quando chegar no local, é importante observar se o ambiente está limpo e organizado, se os funcionários usam equipamentos de proteção individual, como toucas, se as mesas, cadeiras, talheres e copos estão adequadamente higienizados. A presença de insetos no local também pode indicar falta de higiene.
Por fim, é fundamental avaliar a qualidade e a procedência dos alimentos servidos, verificando se são frescos e bem conservados. Aqui a dica é: se não tiver certeza sobre a procedência, evite sucos naturais, saladas cruas, carnes mal passadas e alimentos cozidos que foram manipulados depois do forno, por exemplo: carne assada que foi cortada depois de assada, comida morna exposta muito tempo no buffet… e prefira sempre alimentos que foram bem cozidos. Usando essas estratégias, dificilmente você terá problemas.
Organize uma lancheira
Se você preferir ou não encontrar opções adequadas para comer com seus filhos, prepare uma lancheira com opções saudáveis. Leve lanchinhos caseiros, como sanduíches naturais, frutas picadas, milho cozido, entre outros. Se você não tiver bolsa térmica ou potinhos térmicos, prefira opções que não tenham risco de estragar caso fiquem no sol, como biscoito de polvilho, bolo caseiro ou frutas com casca (quando manipulamos a fruta, aumentamos a chance de contaminação).
Incentive novos sabores
Viajar e conhecer novos lugares é a oportunidade perfeita de tentar fazer com que as crianças experimentem novos sabores. Tente ser o exemplo e coma junto dele um prato novo nos passeios das férias. Se precisar, conte uma história sobre aquele lugar para instigar a curiosidade do seu filho e deixá-lo mais propenso a provar novos gostos.
Mamães e papais, talvez vocês também gostem desses conteúdos:
- Brincar ao ar livre pode prevenir deficiências nutricionais em crianças
- 5 formas de prevenção da obesidade infantil
- Como deixar as refeições das crianças mais saudáveis
Referências
Tricky Little Tummies. Feeding Kids in the School Holidays – 5 top tips!
Sunny Side Up, Tips for Feeding Kids and Teens During the Holidays. 2018
Parceiro: