Mingau de aveia: uma receita para dormir melhor

Postado em 5 de maio de 2023

Descubra alimentos e cuidados que podem te ajudar a parar de contar carneirinhos

Com o friozinho chegando, nada melhor do que uma comida bem quentinha para esquentar o corpo. O mingau de aveia é uma ótima opção para isso, a receita leva poucos ingredientes e ainda oferece vários nutrientes.

E falando em nutrientes, você sabia que a aveia contém um aminoácido (molécula que forma as proteínas) que ajuda no sono? Pois é! Estudos mostram que a aveia contém boas quantidades de triptofano, um aminoácido que participa da produção de melatonina.

A melatonina é conhecida como “hormônio do sono” porque faz com que nosso corpo entenda que é hora de descansar. Ela pode ser consumida através de suplementos alimentares, indicados por nutricionistas ou médicos, mas também pode ser produzida naturalmente com uma rotina equilibrada e uma alimentação saudável.

A receita desse mingau de aveia é da nutricionista Lara Natacci, da clínica DietNet e é uma boa pedida para quem anda com dificuldades para dormir. Confira o passo a passo:

Mingau de aveia

Mingau de aveia

Foto: canva.com

Tempo de preparo: 5 min

Rendimento: 1 porção

Ingredientes

  • 300 ml de leite de vaca
  • 3 anis estrelados
  • 3 colheres de sopa de aveia
  • 1 colher de café de essência de baunilha
  • uva passa a gosto
  • 1 banana

Modo de preparo

  1. Coloque o leite para ferver em uma panela com 2 anis e a essência de baunilha
  2. Adicione a aveia e mexa até soltar bolhinhas e ter um creme com consistência mais firme
  3. Desligue o fogo e retire o anis
  4. Coloque a mistura no recipiente que você irá consumir
  5. Espalhe uva passa por cima
  6. Corte uma banana em rodelas e disponha também em cima do mingau
  7. Decore com um anis e bom apetite!

Alimentos que ajudam no sono

A dificuldade para dormir pode aparecer por diversas razões, como: estresse, mudanças na rotina, mudanças no ambiente, uso de medicamentos e exposição excessiva à luz artificial à noite. Mas, estudos também mostram que dependendo da alimentação praticada, a qualidade das suas noites pode ser bem ruim.

Alimentos ultraprocessados como refrigerantes e doces foram associados a maiores chances de ter distúrbios do sono e comer muito antes de dormir também pode atrapalhar. E o efeito pode ser ao contrário, pesquisas revelam mudanças negativas na alimentação de quem tem um sono ruim, como aumento na ingestão de gorduras, lanches e carboidratos.

E, como nosso foco é ajudar você a ter uma alimentação melhor para ter mais saúde, e isso inclui a qualidade do seu sono, anota essas 3 dicas que preparamos para você:

Dica 1

Consuma mais alimentos fonte de triptofano

Como falamos no início, o triptofano participa da produção de melatonina, o hormônio do sono, por isso, caprichar em alimentos com esse aminoácido pode ajudar. Além da aveia, são fontes de triptofano: centeio, quinoa, sorgo, milho, leite de vaca e arroz.

Dica 2

Aproveite os alimentos que são fonte de melatonina

Sim! Existem alimentos fonte de melatonina que podem ajudar a sair do estado de vigília e entrar no estado de sono, são eles: cereja, laranja, abacaxi, brotos de lentilha, milho, azeite de oliva e gengibre.

Dica 3

Cuide do seu intestino

A relação entre o cérebro e o intestino já foi descrita por inúmeros estudos e é indiscutível entre os cientistas que para melhorar o seu estresse e o seu humor, a saúde do seu intestino precisa estar em dia. E sabendo que uma das causas dos distúrbios do sono é o estresse, talvez seja hora de olhar para o seu intestino.

O consumo de fibras e prebióticos auxilia no aumento de bactérias boas no intestino que contribuem com a modulação do sono e a produção de serotonina, o hormônio da felicidade que também participa da produção de melatonina. Tudo está interligado, por isso, pequenos ajustes na sua dieta podem ajudar a melhorar suas noites e sua saúde como um todo.

Agora que você já sabe o poder da alimentação no sono, compartilhe a receita do mingau de aveia com seus amigos e familiares! A Lara Natacci gravou um vídeo especial do preparo lá no Instagram, clique aqui para conferir.

Você pode gostar dessas outras receitas que usam os alimentos que comentamos:

Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais dicas e receitas!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências

Binks, H.; E. Vincent, G.; Gupta, C.; Irwin, C.; Khalesi, S. Effects of Diet on Sleep: A Narrative Review. Nutrients 2020, 12, 936. https://doi.org/10.3390/nu12040936

Gomes Domingos, A. L., Hermsdorff, H. H. M., & Bressan, J. (2017). Melatonin intake and potential chronobiological effects on human health. Critical Reviews in Food Science and Nutrition, 1–8. doi:10.1080/10408398.2017.1360837

Pereira, N., Naufel, M.F., Ribeiro, E.B., Tufik, S. and Hachul, H. (2020), Influence of Dietary Sources of Melatonin on Sleep Quality: A Review. Journal of Food Science, 85: 5-13. https://doi.org/10.1111/1750-3841.14952

Posicionamento da SBEM sobre a melatonina. Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. AMB – Associação Médica Brasileira.

Ramón-Arbués, E.; Granada-López, J.-M.; Martínez-Abadía, B.; Echániz-Serrano, E.; Antón-Solanas, I.; Jerue, B.A. The Association between Diet and Sleep Quality among Spanish University Students. Nutrients 2022, 14, 3291. https://doi.org/10.3390/nu14163291

Rebollo-Hernanz, M.; Aguilera, Y.; Herrera, T.; Cayuelas, L.T.; Dueñas, M.; Rodríguez-Rodríguez, P.; Ramiro-Cortijo, D.; Arribas, S.M.; Martín-Cabrejas, M.A. Bioavailability of Melatonin from Lentil Sprouts and Its Role in the Plasmatic Antioxidant Status in Rats. Foods 2020, 9, 330. https://doi.org/10.3390/foods9030330

Salehi, B.; Sharopov, F.; Fokou, P.V.T.; Kobylinska, A.; Jonge, L.d.; Tadio, K.; Sharifi-Rad, J.; Posmyk, M.M.; Martorell, M.; Martins, N.; Iriti, M. Melatonin in Medicinal and Food Plants: Occurrence, Bioavailability, and Health Potential for Humans. Cells 2019, 8, 681. https://doi.org/10.3390/cells8070681

Stefano Comai, Antonella Bertazzo, Lucia Bailoni, Mirella Zancato, Carlo V.L. Costa, Graziella Allegri, The content of proteic and nonproteic (free and protein-bound) tryptophan in quinoa and cereal flours, Food Chemistry, Volume 100, Issue 4, 2007, Pages 1350-1355,

ISSN 0308-8146, https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2005.10.072.

Tang, M.; Song, X.; Zhong, W.; Xie, Y.; Liu, Y.; Zhang, X. Dietary Fiber Ameliorates Sleep Disturbance Connected to the Gut–Brain Axis. Food Funct. 2022, 13, 12011–12020.

Assine nossa newsletter: